- Especialistas recomendam fazer o planejamento com pelo menos três meses de antecedência
- Escolher o período de viagem com cuidado é importante, evitando alta temporada
- Outra dica é aproveitar os benefícios oferecidos por bancos e empresas de cartão de crédito
As passagens aéreas das companhias brasileiras estão no maior patamar dos últimos 10 anos, conforme demonstram os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – veja em detalhes nesta reportagem. Nesse cenário, adotar estratégias para economia se torna ainda mais necessário.
Leia também
A primeira dica vem da base das boas práticas de finanças pessoais: planejamento. Um planejamento permite não só encontrar passagens mais baratas, como também diluir os pagamentos mesmo antes da viagem.
Para Luiz Henrique Garcia, assessor de investimentos com certificação CFP®, o planejamento deve ser feito com no mínimo três meses de antecedência. “Assim é possível ficar atento aos sites e promoções”, exemplifica.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Observar o período em que se pretende viajar também é fundamental. “Durante o verão, uma passagem para locais com praia terão demanda maior e consequentemente um preço mais elevado”, destaca Tay Rodrigues, especialista em finanças pessoais da Guide Investimentos.
Assim, caso possível, é recomendado ajustar o período de férias. “Fuja de alta temporada. No início do ano, próximo do ano novo e em julho, durante as férias escolares, são períodos para se evitar”, explica Rodrigues.
Milhas e cashback
Outra estratégia para comprar mais barato é estar atento aos benefícios oferecidos pelo banco e empresas de cartão de crédito. Além de descontos decorrentes de parcerias entre empresas aéreas e algumas bandeiras de cartão, há possibilidades como milhas e cashback.
“Sempre há promoções de acúmulo de milhas e cashback. O que faz com que o cliente consiga adquirir a passagem pagando não apenas com dinheiro”, comenta Garcia.
Comprar na madrugada funciona?
Uma dica já conhecida é a compra durante a madrugada. As empresas têm o costume de oferecer descontos em algumas das passagens nesse período.
Para Tay Rodrigues, uma ferramenta que pode ajudar nessa busca por economia é o Google Voos. O serviço permite organizar a pesquisa pelo número de escalas, preço, companhia aérea e/ou duração da viagem, além da comparação de preços.
“Por lá você consegue analisar, por exemplo, que adiantando um dia, pode pagar R$ 200 mais barato na passagem para o mesmo destino”, conta Rodrigues. Além disso, há a opção de monitoramento de preços, em que o viajante pode ser notificado por e-mail sobre promoções.
Publicidade