Checar se existem pendências no CPF é um passo importante para manter as finanças em dia e evitar problemas. Quando o documento está negativado em birôs de crédito, o famoso “nome sujo”, fica mais difícil conseguir um crediário em lojas, ter um cartão de crédito aprovado e obter financiamentos e empréstimos.
Leia também
Em meio a diferentes iniciativas do governo federal para a renegociação de dívidas, pode ser interessante verificar a situação do CPF para regularizá-lo o mais rápido possível. O Desenrola Brasil, por exemplo, permite atualmente que os consumidores com renda de até R$ 20 mil negociem dívidas bancárias, enquanto o Renegocia!, que se estende até sexta-feira (11), abrange dívidas de diferentes setores, como empresas de telefonia, água e energia elétrica.
Para consultar o nome na Serasa, um dos birôs de crédito mais reconhecidos do Brasil, o usuário deve realizar o cadastro de forma gratuita no aplicativo ou site, informando os dados pessoais solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e senha (com, no mínimo, 8 caracteres). Depois, basta confirmar a conta por SMS ou e-mail.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com o cadastro realizado, o próximo passo é realizar o login. Logo na primeira página do site ou app, as informações sobre dívidas e pendências já vão aparecer na tela, na aba “Monitoramento de CPF Ativo”. Na plataforma, também é possível conferir o score, pontuação que representa o quanto o consumidor é um bom pagador.
Além da consulta por meios digitais, o consumidor pode conferir a situação de seu CPF enviando uma carta ou procuração para o Serasa.
No primeiro caso, o documento poderá ser escrito a mão ou impresso e deverá conter número do CPF e RG com cópia simples dos dois documentos, assinatura com firma reconhecida em cartório e endereço completo para resposta. A carta deve ser enviada para o seguinte endereço: Avenida Doutor Heitor José Reali, 360, São Carlos, São Paulo (CEP: 13.571-385).
Já a procuração (original ou cópia autenticada) deve ser assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório, e enviada À Serasa, junto a uma cópia simples do documento, que ficará retido na verificação, além de RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do procurador. O endereço de envio é o mesmo da carta.
Publicidade