Publicidade

Educação Financeira

Como saber se o seu nome está “sujo”?

Diferentes plataformas permitem que a consulta seja realizada gratuitamente

Como saber se o seu nome está “sujo”?
Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Segundo o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, com dados de janeiro de 2023, 70,09 milhões de pessoas estão inadimplentes no País
  • Muitas pessoas podem ter dúvidas na hora de conferir se estão ou não com o chamado “nome sujo”, ou seja, se possuem um CPF negativado
  • Veja abaixo como saber se o nome está “sujo” gratuitamente em diferentes plataformas

Em um momento de juros altos e inflação elevada, muitos brasileiros passam por dificuldades com suas dívidas. Segundo o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, com dados de janeiro de 2023, 70,09 milhões de pessoas estão inadimplentes no País, com as principais dívidas sendo acumuladas no cartão de crédito, seguido pelas contas básicas e por compras no setor de varejo.

Muitas pessoas podem ter dúvidas na hora de conferir se estão ou não com o chamado “nome sujo”, ou seja, se possuem um CPF negativado, presente em um banco de dados de restrição ao crédito. Nessa situação, é possível encontrar dificuldades para conseguir empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em bancos, já que as instituições realizam uma análise do perfil financeiro de cada consumidor.

Veja abaixo como saber se o nome está “sujo” gratuitamente em diferentes plataformas:

Serasa

No site ou aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, o usuário pode verificar se o CPF está negativado ou não. Basta ir em “Consultar CPF grátis” e preencher os campos com o nome de usuário (login) e a senha – caso não tenha um cadastro, pode fazer na hora. Depois, ele deve clicar em “Meu CPF” e realizar a consulta.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na aba, é possível ainda conferir mais detalhes sobre a eventual dívida, como data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente.

SPC Brasil

Por meio do site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o usuário consegue checar se está com “nome sujo” e analisar com quais empresas será possível realizar uma negociação, além de visualizar o score de crédito – uma pontuação do consumidor relacionada ao pagamento de compromissos.

Para acessar o sistema, ele deve ir no “Portal do Consumidor” e acessar ou criar uma conta com o número do CPF. O próximo passo consiste em clicar em “Consulte seu CPF” para conferir se há registros de inadimplência em seu nome.

O aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store, também representa uma alternativa. Logo na primeira página do app aparece uma mensagem que sinaliza a consulta gratuita do CPF.

Boa Vista SCPC

Pelo site do Boa Vista SCPC, o usuário pode checar se está com “nome sujo” ou não de forma simples. Basta ir em “Consulta de CPF”, digitar o número do CPF e finalizar o cadastro com outras informações pessoais. Após o login, o sistema apresenta se há dívidas registradas.

Se acessar “Entender seu Score”, a pessoa consegue ainda ter informações sobre como aumentar a pontuação, além de visualizar empresas que consultaram seu CPF. No aplicativo Consumidor Positivo Boa Vista, presente no Google Play ou na App Store, o processo funciona da mesma forma.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>