O Programa de Integração Social (PIS), implementado por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado como um meio de empresas realizarem uma contribuição monetária para proporcionar benefícios aos empregados do setor privado. Através dele, os trabalhadores têm direito a receber o abono salarial e o seguro-desemprego.
Para consultar o número de identificação do PIS, o cidadão pode optar por diferentes formas. Uma delas é pelo site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br.
Na plataforma, o usuário deve entrar com seu CPF e senha, clicar na opção “Meu Cadastro” e então visualizar seus dados pessoais, incluindo o número do PIS.
Basta entrar com o login Gov.br, informando CPF e senha. Na primeira página, uma lista de contratos de trabalho vai aparecer e o usuário deve então ir na opção “Dados do Contrato”, onde informações como ocupação e salário estarão presentes, assim como o número do PIS.
Outra forma de consultar a identificação por meios digitais consiste no aplicativo Caixa Trabalhador, também disponível para Android e IOS.
Publicidade
Por lá, o trabalhador pode consultar dados sobre o seguro-desemprego, abono salarial, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Número de Identificação Social (NIS). Basta acessar o sistema entrando com CPF e senha, ir no menu “Meu NIS” e consultar o número do NIS, que é igual ao do PIS.
O número também está presente nas versões impressa e digital da Carteira de Trabalho, junto aos outros dados do trabalhador.
Quem preferir pode consultar a informação pelo telefone 0800 726 0207, atendimento do Caixa Cidadão para assuntos referentes a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social.
O serviço eletrônico está disponível 24 horas por dia durante toda a semana, já o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.