Publicidade

Educação Financeira

É possível consultar o PIS por meio do CPF? Saiba mais

O trabalhador consegue encontrar os dados do PIS de diversas maneiras, digitais e físicas

É possível consultar o PIS por meio do CPF? Saiba mais
PIS/Pasep. (Imagem: Adobe Stock)

Programa de Integração Social (PIS) é um benefício destinado aos empregados do setor privado, com direito a receber o abono salarial e o seguro-desemprego. Para consultar o número de identificação do PIS, o cidadão pode optar por diferentes formas utilizando o número do CPF.

Uma opção é o acesso pelo site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br. Na plataforma, o usuário deve entrar com seu CPF e senha, clicar na opção “Meu Cadastro” e então visualizar seus dados pessoais, incluindo o número do PIS. O trabalhador consegue ainda ver calendários e extratos de pagamentos, agendar perícias, dar entrada em benefícios, entre outros serviços.

Trabalhadores também podem consultar por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), disponível para Android e iOS. Para isso, basta entrar com o login Gov.br, informando CPF e senha. Na primeira página, o usuário deve clicar na opção “Dados do Contrato”, onde informações como ocupação e salário estarão presentes, assim como o número do PIS.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda, outra forma de verificar a identificação por meios digitais consiste no aplicativo Caixa Trabalhador, também disponível para Android e iOS. Após o acesso com CPF e senha, o trabalhador pode consultar dados sobre o seguro-desemprego, abono salarial, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Número de Identificação Social (NIS) – que é igual ao PIS -, ao entrar no menu “Meu NIS”.

Além disso, o número também está presente nas versões impressa e digital da Carteira de Trabalho, junto aos outros dados do trabalhador. Por fim, a informação pode ser consultada pelo telefone 0800 726 0207, atendimento do Caixa Cidadão para assuntos referentes a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social.

Vale lembrar que o serviço eletrônico está disponível 24 horas por dia durante toda a semana, enquanto o atendimento humano ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.