Publicidade

Educação Financeira

FGTS bloqueado? Veja como acessar o saldo

Empréstimos, antecipação do saque-aniversário e demandas judiciais podem levar ao bloqueio da conta.

FGTS bloqueado? Veja como acessar o saldo
(Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil)
O que este conteúdo fez por você?
  • O bloqueio implica na impossibilidade de transferir, sacar ou realizar qualquer movimentação financeira.
  • Para entender o motivo e efetuar o desbloqueio, é preciso visitar uma agência da Caixa tendo consigo documento de identificação, carteira de trabalho e comprovante de residência.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido aos trabalhadores com carteira assinada. Foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa por meio da criação de uma conta em que o empregador deposita o valor de 8% do salário do funcionário, no início de cada mês.

No entanto, ao tentar acessar o saldo, o trabalhador pode encontrá-lo bloqueado. Os motivos variam desde tomada de empréstimo pelo titular da conta, solicitação de saque-aniversário antecipado do valor total ou ainda por demandas judiciais pendentes. Em qualquer uma delas, o bloqueio implica impossibilidade de transferir, sacar ou realizar qualquer movimentação financeira.

Como efetuar o desbloqueio da conta?

O trabalhador que tomou empréstimo junto a instituições financeiras terá o saldo desbloqueado pela Caixa Econômica Federal (CEF) mediante a quitação da dívida. Seja em parcelas ou com o pagamento do valor total.

No caso de haver solicitado a antecipação do saque-aniversário, o beneficiário oferece seu saldo do FGTS como garantia. Até que seja feita a quitação do valor antecipado, o bloqueio é mantido pela Caixa.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nas demandas judiciais, a conta do FGTS do trabalhador pode ser bloqueada, por exemplo, no caso de dívidas relativas ao não pagamento de pensão alimentícia.

O Poder Judiciário pode determinar o bloqueio de até 50% do saldo para garantir o cumprimento das obrigações. O desbloqueio da quantia ocorre com a quitação da dívida.

Caso se verifique que o bloqueio não corresponde a nenhuma das hipóteses elencadas, recomenda-se ao titular da conta visitar uma agência da Caixa tendo consigo documento de identificação, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>