Publicidade

Educação Financeira

Como desbloquear o FGTS e onde investir os valores?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) protege o trabalhador demitido sem justa causa

Como desbloquear o FGTS e onde investir os valores?
Aplicativo do FGTS (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas conquistados pela população e é destinado àqueles compreendidos dentro do regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

No entanto, o seu uso está atrelado a uma série de condicionantes, como as demissões sem justa causa, desastres ou o saque-aniversário.

Ainda assim, há situações em que o trabalhador tem seu saldo bloqueado. O impedimento do acesso ao benefício pode ocorrer por conta do dinheiro estar atrelado a um empréstimo, solicitação do saque-aniversário ou por questões judiciais.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No caso de ter o saldo bloqueado e não se encaixar nessas situações, o trabalhador deve ir até alguma agência da Caixa Econômica Federal para entender melhor a situação e como resolvê-la.

Onde investir os valores desbloqueados do FGTS?

De acordo com especialistas consultados pelo E-Investidor, a indicação é que o recurso seja investido em ativos de renda fixa.

Para investimentos que miram objetivos em curto prazo, a recomendação vai para Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e o Tesouro Selic, na avaliação de Rodrigo Azevedo, economista, planejador financeiro e sócio-fundador da GT Capital.

Já para investimentos de mais longo prazo, títulos prefixados ou atrelados ao IPCA (índice oficial de inflação no Brasil), como o tesouro IPCA+, podem ser mais interessantes, na avaliação de Idean Alves, educador financeiro, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos.

Bloqueio do FGTS por questões judiciais

O bloqueio do FGTS por questões judiciais acontece após um juiz determinar o uso do fundo para pagar prestações atrasadas. Os casos mais recorrentes são de não pagamento de pensão alimentícia, no qual o bloqueio pode ser de até 50%.

Para desbloquear, é necessário quitar o débito.

Bloqueio do FGTS por Empréstimo

Este caso ocorre quando o valor do FGTS foi colocado pelo trabalhador como garantia de pagamento. Ou seja, o dinheiro do fundo é usado caso ele deixe de pagar as parcelas da negociação.

Dessa forma, para desbloquear o FGTS, é preciso pagar integralmente todas as parcelas em aberto e a Caixa liberará automaticamente o saldo.

Bloqueio do FGTS por saque-aniversário

O bloqueio do FGTS ocorre ao solicitar o saque-aniversário, impedindo o trabalhador de sacar o valor integral em caso de demissão sem justa causa. Nesse caso, somente a parcela do saque-aniversário fica disponível para retirada.

Publicidade

A porcentagem do saque pode variar de 5% a 50% do saldo, somado a um montante fixo estabelecido pela Caixa Econômica Federal. É também possível desbloquear o saldo voltando para a modalidade de saque-rescisão, mas ela só terá efeito dois anos após o pedido.

Web Stories

Ver tudo
<
>