Publicidade

Educação Financeira

Programa Smiles: aprenda a voar com milhas áereas

Plano, oferecido pela Gol (GOLL4), ajuda os consumidores a acumular pontos

Programa Smiles: aprenda a voar com milhas áereas
Aeronave da Gol em processo de decolagem. (Foto: Divulgação/Gol)

As milhas funcionam como moedas de troca que ajudam os viajantes a economizar na hora de viajar. Quanto mais pontos os clientes acumulam, mais recompensas eles podem ganhar. Explicamos melhor como as milhas funcionam nesta matéria.

Para ajudar os consumidores a juntar pontos, diferentes companhias aéreas oferecem programas de fidelidade. Uma das opções é o Smiles, da Gol (GOLL4), que permite o uso e o acúmulo de milhas na compra de passagens aéreas, hospedagens e produtos no Shopping Smiles.

O cadastro no programa pode ser feito gratuitamente pelo site da empresa. O usuário precisa apenas informar seus dados pessoais e avançar lendo as instruções na tela. Ao acessar a plataforma, o consumidor já começa na categoria Smiles. Quanto mais evoluir nos níveis, mais benefícios ele conquista.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O programa trabalha ainda com outros três níveis: Prata, Ouro e Diamante. Para subir da categoria básica à Prata, o cliente pode acumular 6 mil milhas qualificáveis ou 6 trechos qualificáveis. Essa modalidade de milhas não consegue ser resgatada, sendo usada apenas para determinar em qual nível o usuário deve ficar, conforme detalhamos nesta matéria.

No programa Smiles, o consumidor pode acumular esse tipo de ponto ao voar com a Gol, assinar planos do Clube Smiles ou usar o cartão de crédito Gol Smiles, por exemplo. Lembrando que as milhas qualificáveis são somadas durante 1° de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Já os trechos qualificáveis no Smiles são contabilizados a cada viagem realizada com a Gol ou com suas parceiras, como Air Canada e Avianca, dentre muitas outras citadas nesta página da empresa.

Para passar do nível Prata ao Ouro, é necessário acumular 12 mil milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis. Já para ir do Ouro ao Diamante — o mais alto do programa —, o cliente deve juntar 24 mil milhas qualificáveis ou 24 trechos.

Tomando como exemplo o caso de uma cliente que somou 14 mil milhas qualificáveis em 2023. Com isso, ela conseguiu ficar na categoria Ouro em 2024, mas já começou o ano com um saldo de 2 milhas milhas qualificáveis que ajudarão a manter sua categoria ou elevá-la para 2025.

Os benefícios de cada nível

No nível básico do Smiles, o cliente consegue usar suas milhas obtidas com a Gol por 6 anos, já os pontos conquistados com outras empresas podem ser utilizados por 3 anos. A mesma regra vale para a categoria Prata, que permite, no entanto, mais benefícios aos consumidores, como a antecipação gratuita de voos até 6h antes do programado.

Publicidade

Ao entrar no nível Ouro, os usuários têm 8 anos para usar as milhas obtidas com a Gol e 4 anos para aproveitar os pontos obtidos de outras fontes. Nessa categoria, é possível ainda acessar gratuitamente a sala VIP da companhia aérea em aeroportos e contar com uma central de atendimento exclusiva.

Por fim, ao alcançar o patamar Diamante, os clientes têm direito a todos os benefícios do programa. A validade das milhas passa a ser de 20 anos para as obtidas com a Gol e de 10 anos para as conquistadas com outras empresas. Além disso, os clientes ganham vantagens ao reservar hotéis e recebem uma passagem aérea de cortesia por ano.

Abaixo, o E-Investidor reuniu todas as diferenças entre cada nível do Smiles:

Como acumular os pontos?

Já pensou em viajar pelo mundo e acumular milhas? Com o Smiles é possível. O cliente pode juntar pontos ao voar com a Gol e com as companhias aéreas elegíveis. Para isso, basta informar o número Smiles no site da empresa no momento da compra da passagem. Também é possível indicar o código no check-in ou solicitar as milhas após a viagem pelo site ou aplicativo do programa.

As companhias parceiras para o acúmulo de pontos são:

  • Avianca
  • Air France
  • KLM
  • American Airlines
  • Air Europa
  • TAP
  • Aerolíneas Argentinas
  • Aeroméxico
  • Air Canada
  • Copa Airlines
  • Emirates
  • Turkish Airlines
  • Ethiopian Airlines
  • South African Airways
  • Korean Airlines

Além da compra de passagens, os viajantes também conseguem acumular milhas de outra forma em suas viagens: reservando hotéis no Brasil e no mundo com o Smiles. É só acessar o site ou app do programa e informar o destino e a data da viagem. Quem gosta de cruzeiros, também pode reservar o passeio pela plataforma e receber pontos em alto mar.

Publicidade

Outros tipos de atrações estão disponíveis no programa. Através de uma parceria com a Ingresso Rápido, a Smiles oferece entradas para shows, festas e teatros pelo mesmo preço do parceiro, sendo que ao comprar os ingressos, os clientes juntam milhas. Basta buscar os bilhetes no site ou app da Smiles e selecionar a atração e a data, além das formas de entrega e pagamento. O mesmo vale para a parceria do programa com a empresa Seus Ingressos, que oferece passeios em diferentes parques de diversão, como os da Disney e da Universal.

Na hora de alugar carros, os clientes também conseguem juntar pontos. Pelo Smiles, é possível contratar o serviço da Localiza para destinos nacionais pagando com o cartão de crédito em até seis vezes sem juros. Cada real gasto em diárias se transforma em 7 milhas. Ou seja, se o cliente gastar R$ 500 com o aluguel de um carro, ele pode obter 3,5 mil pontos.

Para viagens internacionais, o programa tem parceria com a Rentcars, que também transforma os reais desembolsados em milhas. Quem quiser contratar o serviço, precisa informar data, horário e local de retirada e devolução, além de escolher o carro ideal para o seu tipo de viagem.

Sabe os gastos diários ao abastecer o veículo? Eles são outra forma de acumular milhas no Smiles. Para isso, o usuário deve pagar o seu combustível com o aplicativo Shell Box. Cada litro gera um ponto, que também pode ser trocado por descontos, tudo dentro do próprio app da rede de postos.

Outra maneira de juntar pontos é realizar compras no Shopping Smiles, que apresenta ofertas das maiores varejistas do mercado. São produtos e serviços de diversas categorias que o cliente pode pagar com seu cartão de crédito pelo mesmo preço das empresas parceiras com a grande vantagem de conquistar milhas, sem nenhum custo adicional.

Publicidade

Para facilitar a aquisição de pontos, o programa oferece ainda o cartão Gol Smiles. Com ele, todas as compras viram milhas, que caem diretamente na conta do cliente. Como o produto oferece bônus aos consumidores, ele pode ser uma alternativa para conquistar pontos de forma mais rápida. O mesmo vale para o Clube Smiles, com assinatura mensal a partir de R$ 39,90, que garante novas milhas a cada mês aos usuários.

Se mesmo com todas as opções disponíveis, o consumidor ainda não tem pontos suficientes para aproveitar, o programa traz a solução: é possível comprar a partir de 1 mil milhas com cartão de crédito e complementar o saldo para realizar a próxima viagem ou aproveitar diversos produtos e serviços. Os pontos conquistados dessa forma são válidos por 12 meses.

O que é possível fazer com as milhas acumuladas?

Depois de acumular os pontos, chega a esperada hora de aproveitá-los em viagens. No Smiles, não faltam alternativas para isso. O cliente pode, por exemplo, resgatar passagens com milhas. Caso ainda não tenha a quantidade de pontos necessária, é possível fazer a combinação de milhas mais um valor no cartão de crédito, através da opção “Smiles & Money” na hora do pagamento.

Os pontos podem ser usados ainda para reservar hotéis e realizar compras nas principais varejistas do mercado. Se preferir, os clientes também podem alugar carros na Localiza e na Rentcars com as milhas e abastecer em postos Shell para aproveitar os pontos. O crédito será disponibilizado no App Shell Box. Para usá-lo, é só digitar o código da bomba de combustível.

Quem não dirige, tem sua própria forma particular de resgatar os pontos: corridas com a Uber. Basta selecionar “Usar milhas” no site ou app do Smiles para ganhar os créditos. Em até 72 horas, o cliente recebe um código no e-mail para inserir na área pré-paga do app da Uber e chamar seu carro.

Em parceria com a Gray Line, o programa Smiles também permite que os viajantes resgatem excursões e passeios turísticos de ônibus, helicóptero e até a pé, utilizando as milhas ao contratar o serviço. Para isso, precisam buscar as opções no site ou app do Smiles, selecionando o dia, a hora e a forma de pagamento. Da mesma forma, os consumidores conseguem trocar pontos por ingressos para parques de diversão, através da parceria do Smiles com a Seus Ingressos.

Publicidade

Com os pontos acumulados, os consumidores têm ainda a opção de doar valores para o Programa Milhas do Bem. Para doar, é só escolher a instituição e o projeto que deseja ajudar no site do Smiles. A cada milha doada por um cliente, o programa doa uma milha também.