Educação Financeira

Décimo terceiro salário: Veja como se planejar e investir

Mais do que utilizar para o consumo, o 13º é uma boa oportunidade para quitar dívidas, começar uma reserva de emergência ou até mesmo investir

Décimo terceiro salário: Veja como se planejar e investir
(FOTO:twenty20photos)
  • Para Eliane Tanabe, o ideal é a pessoa que recebeu o benefício investir o recurso. ”É sempre bom aplicar quando você tem fluxos de entrada mais fortes como o 13º”, conta
  • Segundo os especialistas, após quitar as dívidas, o melhor é montar uma reserva de emergência para se proteger no caso de imprevistos

Os empregadores têm até 20 de dezembro para pagar a segunda parcela do décimo terceiro salário, benefício concedido desde 1962 a todo trabalhador que atua com carteira assinada – este ano, a primeira parte do pagamento foi depositada no dia 25 de novembro. Uma dúvida muito comum que surge com a entrada do dinheiro extra é: o que fazer com o montante? Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma?

Segundo pesquisa da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o instituto Offer Wise Pesquisas, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o décimo terceiro salário para comprar presentes e 21%, para gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo. Enquanto 30% dos trabalhadores pretendem economizar o dinheiro e somente 21% vão priorizar o pagamento de contas como água e luz.

Em um ano de crise, no qual manter as contas em dia foi um enorme desafio, será que utilizar o décimo terceiro salário para para realizar desejos de consumo é mesmo a melhor opção?

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Eliane Tanabe, planejadora financeira CFP pela Planejar, explica que o mais interessante é aproveitar esse recurso para honrar os compromissos financeiros, como parcelas de cartão ou de outras dívidas. “É preciso escolher bem para qual dessas contas compensa mais canalizar o benefício, se ele não for suficiente para quitar tudo. Caso seja, é uma boa ideia terminar o ano sem dívidas”, explica.

Confira abaixo outras dicas para utilizar o décimo terceiro de maneira eficiente.

O que fazer com o décimo terceiro?

Quando o dinheiro cai na conta é uma alegria, mas, para Beto Assad, analista técnico de ações e consultor financeiro para o aplicativo Kinvo, consolidador de investimentos, é preciso ter calma. A primeira coisa a se fazer é quitar as dívidas, principalmente aquelas referentes ao cartão de crédito e empréstimos.

“Para quem está recebendo o décimo terceiro salário e está endividado, a prioridade é acabar com as dívidas mais caras. Caso o valor seja muito alto, a ideia é, pelo menos, tentar amortizá-las antes de pensar em gastar e piorar a situação na virada do ano. Senão, você só estará empurrando com a barriga”, explica Assad.

Caso você esteja muito endividado no final do ano, o consultor financeiro recomenda tentar renegociar as dívidas, pois a taxa de juros nunca esteve tão baixa. Contudo, a tendência é que ela volte a subir. “Então, aproveite esse momento de condições especiais para renegociar e obter taxas mais atrativas”, diz Assad.

Embora investir seja uma boa opção para fazer o seu décimo terceiro render mais, Assad comenta que, para aqueles que não têm dívidas, mas também não possuem investimentos, o mais importante é primeiro montar uma reserva de emergência. “Comece a colocar esse dinheiro para se proteger de imprevistos que possam vir a acontecer no futuro”, explica o consultor.

Publicidade

Para Tanabe, o décimo terceiro é também uma ótima oportunidade para quitar os compromissos financeiros do começo do ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros. “Projete as suas contas e veja se o recurso pode ser utilizado para esses compromissos”, explica.

Como investir o décimo terceiro?

Uma vez que você está sem dívidas e com a reserva de emergência estruturada, é hora de começar a pensar onde investir o seu dinheiro. Para Assad, os investidores iniciantes precisam tomar cuidado para aplicar na bolsa. “Recomendo começar a investir em ativos mais conservadores como, por exemplo, títulos pós-fixados”, informa.

“É muito perigoso, principalmente para quem não tem conhecimento em bolsa, receber o décimo terceiro e resolver comprar ações. Não que seja errado, mas isso exige um pouco mais de conhecimento sobre a área”, explica Assad.

Segundo Tanabe, o ideal é a pessoa que recebeu o benefício já investir o recurso assim que foi recebido em conta.”É sempre bom aplicar quando você tem fluxos de entrada mais fortes, como o décimo terceiro. Seus investimentos precisam ser estruturados de acordo com suas necessidades. Por exemplo, se você não tem dívidas, a prioridade desse dinheiro é ajudar a constituir a sua reserva de emergência”, informa

A planejadora financeira explica que deve-se evitar ao máximo a tentação de gastar o dinheiro. “É necessário criar mecanismos para evitar que o dinheiro fique à sua disposição. Ao receber a quantia, o mais indicado é investir logo depois, pois isso evita que o valor esteja disponível na conta e que você caia em tentação”, explica Tanabe.

“Caso você já tenha uma reserva de emergência constituída e esteja com as dívidas quitadas, é hora de pensar nos seus projetos de médio prazo, como por exemplo, fazer um tratamento de saúde, trocar o veículo ou até mesmo viajar”, diz a planejadora financeira. “Se você tem objetivos que precisam de economias para serem concluídos, então pode investir visando obter esses recursos”.

Publicidade

Para quem já fez a lição de casa, isto é, quitou dívida, guardou dinheiro e investiu, aí sim é possível pensar em consumo. “Nesse caso, não tem nenhum problema utilizar o décimo terceiro salário para aproveitar. A vida está aí para ser vivida”, diz Assad. Contudo, o educador financeiro lembra que é preciso ter cuidado com as tentações consumistas dessa época. “Devemos ter disciplina”, diz o consultor.

“Quando chega dezembro, vemos as pessoas esperando o décimo terceiro para comprar alguma coisa supérflua. Se a pessoa não teve disciplina o ano inteiro para guardar dinheiro para comprar aquilo que queria, por que tem que depender do benefício para fazer isso? Provavelmente, se elae stá só esperando este recurso para fazer alguma extravagância é porque ela não tem as finanças equilibradas”, conclui Assad.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos