Muitos brasileiros passam por dificuldades com dívidas, em um contexto de inflação elevada e juros altos. Segundo o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, com dados de janeiro de 2023, mais de 70 milhões de pessoas estão inadimplentes no Brasil, um aumento de mais de 600 mil pessoas em comparação com dezembro do ano passado.
Leia também
Se a pessoa está com o CPF negativado, ela encontra dificuldades para conseguir empréstimo, cartão de crédito ou financiamento em bancos, por exemplo, já que as instituições realizam uma análise do perfil financeiro de cada consumidor.
Em um cenário como esse, é importante saber como limpar o nome em um serviço de proteção ao crédito. A Serasa, por exemplo, desempenha essa função. Veja aqui como consultar se o seu nome está “sujo” em outros birôs de crédito.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para renegociar dívidas, uma opção é o serviço Serasa Limpa Nome. Primeiramente, o usuário deve realizar um cadastro no site da plataforma para verificar como está a situação do seu CPF. Para isso, basta ir em “Consultar CPF grátis” e depois em “Meu CPF”.
Caso o nome esteja “sujo”, o usuário deve conferir as dívidas e ir em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento que se adequam melhor ao seu orçamento, além de selecionar a data de vencimento dos boletos. Feito isso, ele precisa verificar os detalhes do acordo realizado e clicar em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”.
Por fim, basta pagar o boleto gerado em uma lotérica, agência bancária ou pelo internet banking. Após a quitação, há um prazo de até cinco dias úteis para que a pessoa saia da base de inadimplentes da Serasa. Quem optou por negociar a dívida em parcelas, terá o CPF limpo em até cinco dias úteis após o pagamento do primeiro boleto.
Até o dia 31 de março, os consumidores também podem negociar dívidas pelo Feirão Limpa Nome da Serasa. Nesta edição do evento, há participantes de diferentes segmentos, como bancos, financeiras, securitizadoras, companhias de telefonia e varejistas.
Cada empresa tem liberdade para ofertar suas próprias porcentagens de desconto e algumas podem oferecer o pagamento via Pix e a baixa da negativação em até 24 horas, além de parcelamentos em até 72 vezes.
Publicidade
Para participar, os consumidores podem usar os canais digitais da Serasa, pelo site ou aplicativo no Google Play e App Store. Também é possível realizar uma ligação gratuita para 0800 591 1222 ou entrar em contato por WhatsApp pelo número (11) 99575–2096.