O refinanciamento de veículos é uma modalidade de crédito em que o automóvel serve como garantia de que a dívida será quitada. Esse empréstimo tem como característica juros menores e até mesmo uma aprovação mais rápida, porque o bem do contratante se torna a garantia do banco.
Leia também
Para realizar a operação, a instituição financeira cede um crédito ao solicitante de até 90% do valor de tabela do veículo, mas o automóvel não fica com ela. O beneficiário ainda pode utilizar o carro ou a motocicleta normalmente e continua com a responsabilidade de arcar com todos os custos do veículo. Em caso de falta de pagamento das parcelas, o banco tem o direito de tomar o bem para quitar o saldo devedor.
Esse tipo de empréstimo conta ainda com pagamento em 48 a 60 parcelas, dependendo das condições que a instituição financeira exigir.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda que o refinanciamento de veículos seja uma solução interessante para os que necessitam de crédito, existem informações importantes e etapas a seguir antes de assinar o contrato, além da necessidade de um planejamento financeiro estruturado para o consumidor não cair em novas dívidas no período da operação.
Como solicitar o refinanciamento de veículos?
Ao requisitar um financiamento, é necessário apresentar os documentos exigidos pela instituição financeira. De acordo com o Serasa, são exigidos Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e Certificado do Registro do Veículo (CRV) atualizados e sem pendências. Assim, basta enviar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de renda e de residência;
- Documentação do veículo.
Em seguida, a instituição realiza uma análise de crédito do solicitante e do automóvel oferecido como garantia. Nessa etapa, serão analisados o histórico de crédito, o perfil de consumo, a existência de outras dívidas e a renda, entre outros itens.
Para o automóvel, os requisitos são: ter no máximo dez anos de fabricação até a data da solicitação do refinanciamento, estar com a documentação em dia, estar regularizado e em boas condições de conservação e no nome de quem pediu o empréstimo.
Também é possível fazer o refinanciamento em veículos que ainda estão financiados e, nesse caso, parte do crédito obtido precisa ser usado para quitar o financiamento.