Educação Financeira

Como renegociar a dívida do Fies?

Os interessados terão até 31 de maio de 2024 para procurarem os bancos e renegociarem suas dívidas

Como renegociar a dívida do Fies?
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
  • A renegociação da dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível para todos os estudantes desde o início de novembro, com descontos que podem chegar até 99%
  • De acordo com o governo, para dar início à renegociação, o primeiro passo é solicitar a renegociação ao agente financeiro com o qual se tem contrato. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já estão recebendo os pedidos
  • Além do contato direto, é possível solicitar a renegociação através do portal SifesWeb, se o contrato for pela Caixa, pelo aplicativo Fies Caixa e pelo app do Banco do Brasil

A renegociação da dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível para todos os estudantes desde o início de novembro, com descontos que podem chegar até 99%. Os interessados terão até 31 de maio de 2024 para procurarem os bancos.

De acordo com o governo federal, para dar início à renegociação, o primeiro passo é solicitar a renegociação ao agente financeiro com o qual se tem contrato. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já estão recebendo os pedidos.

Além do contato direto, é possível solicitar a renegociação através do portal SifesWeb, se o contrato for pela Caixa, pelo aplicativo Fies Caixa e pelo app do Banco do Brasil. A parcela de desconto irá variar de acordo com o tipo de dívida que o estudante tem.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A estimativa é que sejam renegociados cerca de R$ 54 bilhões em dívidas, com cerca de 1.240 milhão de pessoas que podem ser beneficiadas. Camilo Santana, ministro da Educação, disse que a medida traz condições “muito favoráveis”, podendo abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.

Confira as faixas de renegociação do Fies

Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, podem ter desconto total das multas e juros e de 12% do valor principal, para pagamento à vista.

Para os que quiserem parcelar, o valor pode ser divido em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com redução de 100% de juros e multas, mantidas as demais condições do contrato.

Para os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, na data de 30 de junho de 2023, e que estejam no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, há desconto máximo de 92% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.

Para os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, cuja data da última prestação esteja em atraso superior há 5 anos, há desconto máximo de 99% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.

Para estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem nas situações anteriores, o desconto será de 77% do valor total da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.

Publicidade

Por fim, para os estudantes com zero dia de atraso com o Fies, também haverá um desconto, que será 12% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, para pagamento à vista.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos