Educação Financeira

Veja como sacar o FGTS digital

Segundo a Caixa, os valores devidos serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial

Veja como sacar o FGTS digital
Aplicativo do FGTS (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Os beneficiários do FGTS também podem sacar esse dinheiro de forma digital. Dessa forma, os valores devidos serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

Vale destacar, no entanto, que o saque está disponível em casos específicos como aposentadoria, saque-aniversário, demissão sem justa causa, entre outros. É possível conferir todas as condições no site da Caixa.

Como realizar o saque digital do FGTS?

Para sacar o FGTS de forma on-line, será necessário acessar o aplicativo do fundo, disponível nas versões Android e iOS. A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao acessar o app com as suas informações de cadastro, é possível consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O montante estará disponível em conta após 5 dias úteis.

O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.