Mais um lote de restituição do Imposto de Renda será pago na próxima semana (Foto: Adobe Stock)
Nesta quinta-feira (24), uma semana antes do pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025, o valor poderá ser consultado no site oficial da Receita Federal (RF). A distribuição desse novo lote será realizada em 31 de julho. Até o momento, de acordo com a RF, já foram restituídas 55% das declarações, uma soma de R$ 21,49 bilhões.
Após o envio dessa declaração, a Receita Federal cruza as informações e calcula valores a restituir ou tributos ainda pendentes e, nos casos em que o valor pago foi superior ao necessário, o contribuinte tem direito à devolução da quantia excedente.
O ressarcimento é feito em lotes, como o que será pago no dia 31, seguindo uma ordem de prioridade. Assim, quanto mais cedo o contribuinte entrega a declaração do Imposto de Renda, mais rapidamente pode receber a restituição. Além disso, há outros critérios que também podem garantir prioridade no recebimento.
Entenda a ordem de prioridade
A RF organiza os pagamentos da restituição em lotes mensais, e quem está no topo da lista de prioridade recebe antecipadamente. Aqueles que entregaram a declaração nos últimos dia entram nas posições finais da fila, sendo incluídos nos lotes finais. No entanto, há um ponto positivo nessa espera: os valores pagos nos lotes posteriores são corrigidos pela taxa de jurosSelic.
Pessoa idosa com idade igual ou superior a 80 anos;
Pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, pessoa com deficiência e pessoa com doença grave;
Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
Contribuintes que, conjuntamente, utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
Contribuintes que, exclusivamente, utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX;
Demais contribuintes (ordem de envio).
Saiba como consultar seu lote de restituição
Depois de descobrir em qual ordem de prioridade o contribuinte se encaixa, é necessário saber o dia em que esse pagamento será realizado. As consultas para cada lote geralmente são liberadas uma semana antes da data de transferência. Por exemplo, a consulta ao terceiro lote, pago em 31 de julho, estará disponível a partir de 24 de julho.
O sistema informará se há restituição disponível, o lote correspondente, a data de pagamento e o banco onde o valor será depositado. Caso sua declaração ainda esteja em processamento, aparecerá a mensagem “Processado – em fila de restituição”. Também é possível consultar os dados pelo aplicativo da Receita Federal, na área de “Restituição”.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 seguirão o cronograma oficial da Receita, com início em 30 de maio e conclusão em 30 de setembro. Confira as datas:
1º lote: 30 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 29 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.
O contribuinte pode consultar a restituição do IR pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Onde a restituição é depositada?
A restituição só pode ser creditada em uma conta bancária (corrente, poupança ou pagamento) que esteja vinculada ao CPF do titular da declaração. Caso o contribuinte opte por receber via Pix, a chave utilizada obrigatoriamente deve ser o CPF. Não serão aceitas chaves de e-mails, telefones ou aleatórias.
“Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração, a restituição do Imposto de Renda 2025 não será paga e você terá de reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”, escreveu a Receita Federal.