Publicidade

Educação Financeira

Conta de luz é a grande vilã da inflação em outubro: veja os aparelhos que mais consomem energia

O valor da conta de luz subiu 4,74% em outubro. Alguns dos seus aparelhos podem ter sido os responsáveis por aumentar o valor da sua conta

Conta de luz é a grande vilã da inflação em outubro: veja os aparelhos que mais consomem energia
Quais são os aparelhos responsáveis pelo aumento da conta de luz? Imagem: Adobe Stock

inflação subiu 0,56% em outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (8). Em 2024, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação, acumula alta de 3,88% e o principal vilão para esse aumento foi a conta de luz residencial.

Só essa categoria registrou alta de 4,74% em outubro, mantendo a bandeira tarifária no nível vermelho patamar 2 durante todo o período. Essa é a bandeira mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh.

Como economizar em casa para minimizar esse valor? Engana-se quem acredita que a geladeira é o aparelho responsável pelo aumento da conta de luz. Apesar de funcionar de maneira ininterrupta para conservar alimentos, a necessidade de aquecer água é a principal atividade que consome mais energia das casas. Ou seja, o chuveiro elétrico é o principal vilão do valor da sua conta de luz.

Um estudo recente da National Energy Action revelou que o chuveiro elétrico, usado exclusivamente nas residências, é o principal responsável pelo aumento na conta de luz, conforme mostrado nesta matéria. O alto consumo de energia necessário para aquecer água de maneira rápida faz com que o chuveiro elétrico ocupe o primeiro lugar entre os aparelhos de maior demanda energética. Confira a lista dos aparelhos que mais consomem energia:

  1. Chuveiro elétrico;
  2.  Ar-condicionado;
  3. Micro-ondas;
  4. Geladeira;
  5. Máquina de lavar roupas;
  6. Televisão;
  7. Computador e periféricos (impressora, monitor);
  8. Lâmpadas incandescentes;
  9. Carregadores de celular e notebook

Segundo especialistas consultados para esta reportagem, retirar certos aparelhos da tomada pode reduzir o consumo e aliviar o impacto da conta no final do mês, além de contribuir para um uso mais consciente dos recursos naturais. “Essa medida é muito eficaz, já que muitos dispositivos continuam consumindo energia mesmo em modo stand-by, representando até 11% da conta”, afirmou Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Tomar essas medidas pode ajudar a diminuir o valor da conta no próximo mês. Contudo, é importante destacar que aparelhos de boa qualidade também oferecem um consumo energético menor, visando uma boa eficiência. Por isso, consultar bem quais eletrodomésticos você deve comprar ou utilizar pode fazer a diferença no seu próximo pagamento da conta de luz.