A plataforma Cupom da Vez tem ganhado fama em redes sociais, como YouTube e TikTok, prometendo oportunidades de renda extra aos usuários. O site, no entanto, acumula diferentes queixas no Reclame Aqui, recebendo, em um único mês, 370 reclamações.
Leia também
A maioria dos consumidores indica que a ferramenta é fraudulenta e não fornece retornos financeiros reais.
O Cupom da Vez promete pagar os usuários para inserir códigos de desconto em lojas on-line. Para isso, a página inicial da plataforma exibe a imagem de um produto de marca conhecida, solicitando que os consumidores coloquem um cupom de desconto.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O site então indica um suposto saldo inicial que aumenta após a inserção do código. Em seguida, o usuário é incentivado a realizar um cadastro informando sua chave Pix, e-mail e telefone.
Após a inscrição na plataforma, a ferramenta solicita a realização de um pagamento de R$ 47, referente a uma suposta “taxa de cadastro”, para desbloquear o saque dos valores acumulados. Ao realizar o pagamento, o usuário é redirecionado para outros sites como “Avaliador Premiado“, “Music Pix” e “Códigos Lucrativos”, também apontados como fraudulentos por usuários do Reclame Aqui.
Em suas queixas sobre o Cupom da Vez, os usuários afirmam que a suposta “taxa de cadastro” de R$ 47 não resulta em qualquer retorno financeiro real, fazendo as vítimas perderem o dinheiro.
Muitos também indicam que a tal taxa aumenta a cada vez que o consumidor realiza o pagamento. Outra reclamação envolve a dificuldade de obter um retorno do suposto canal de suporte da plataforma.
O próprio Reclame Aqui divulgou em seu blog um alerta sobre o Cupom da Vez, recomendando que os usuários desconfiem de promessas de ganhos fáceis e rápidos, especialmente se envolverem o fornecimento de informações pessoais ou a realização de pagamentos antecipados.
Publicidade
No começo deste ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também divulgou um alerta sobre o chamado “golpe da tarefa“, um novo tipo de crime que busca atingir, principalmente, pessoas que estão procurando fontes de renda extra.
Os golpistas têm usado ferramentar e aplicativos de mensagens para oferecer às vítimas uma oportunidade para ganhar dinheiro rápido e de forma fácil ,em troca da realização de tarefas simples na internet, como curtir fotos, fazer comentários ou seguir contas de empresas e lojistas nas redes sociais.
Ao prometer pagamentos por alguma tarefa sem complicações, esses aplicativos criam uma ilusão de ganhos fáceis, mas induzem os usuários a realizar pagamentos e a instalar aplicativos fraudulentos.
A Febraban recomenda, portanto, que os consumidores sempre desconfiem de propostas de renda com promessas de vantagens exageradas. A Federação também sinaliza que os usuários nunca devem realizar transações financeiras com a finalidade de garantir uma oportunidade de ganho extra.