Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu nesta terça-feira (25) alertas sobre duas plataformas on-line de negociação, mantidas por empresas estrangeiras, que buscam captar recursos de investidores residentes no Brasil para aplicações em valores mobiliários.
Segundo a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da CVM, uma dessas paginas é a www.icmarkets.com, aparentemente mantida pelas empresas Raw Trading LTD, International Capital Markets Pty, IC Markets (EU) Ltd. e IC Markets Ltd. Nenhuma delas tem autorização da CVM.
A SMI também alertou sobre a página www.orotrader.com, que seria mantida pelas empresas KOI Global LLC, Ventura Group e Orotrader. O site a oferece negociação com bitcoins. As empresas também não têm autorização da CVM para captar recursos de investidores brasileiros.
Segundo a CVM, a autarquia determinou a imediata suspensão de veiculação de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, pelas empresas. Se não adotarem a determinação da CVM, os envolvidos podem ser multados em R$ 1 mil por dia.