Educação Financeira

Os riscos e oportunidades que o day trade oferece

Apesar de ser uma ferramenta importante para o mercado, é necessário cuidado

Os riscos e oportunidades que o day trade oferece
Para seguir a profissão de trader, é necessário estudo e prática antes da execução. Foto: Envato Elements
  • O day trade é o processo de um único investidor, em uma mesma corretora, comprar e vender um ativos em menos de 24h
  • Especialista aponta que, antes de fazer qualquer operação, é necessário ter cuidado sobre a credibilidade e certificação da fonte de informação, assim como a autorização de funcionamento da plataforma

Com a ampliação do número de investidores na Bolsa nos últimos quatro anos, a internet ficou repleta de cursos na linha “métodos para investir”. Um dos mais comuns é sobre o day trade. Apesar de ser uma ferramenta importante para o mercado, é necessário cuidado para não ser a porta de entrada para golpes financeiros danosos ao bolso.

O day trade é o processo de um único investidor, em uma mesma corretora, comprar e vender ativos em menos de 24h para lucrar com a volatilidade. Já o swing trade é quando o conjunto de transações com as mesmas características acontece em dias, semanas ou até meses. Já o position trade é quando o investidor “segura” o ativo por mais tempo visando a valorização para ganhar com dividendos.

A gerente de produtos e especialista em educação financeira da Ágora Investimentos Sarai Molina aponta que, antes de fazer qualquer operação, é necessário ter cuidado sobre a credibilidade e certificação da fonte de informação, assim como a autorização de funcionamento da plataforma.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sarai ainda explica que as operações de day trade são importantes para o funcionamento do mercado porque dão liquidez e fazem com que haja as altas de baixas dos preços, mas antes de fazer transações é preciso buscar conhecimento.

O que é necessário saber para operar com segurança

Como dica para os primeiros passos, Carol Paiffer, colunista do E-Investidor e CEO da Atom Educacional, indica que a escolha da plataforma escolhida deve ser intuitiva, ou seja, quanto mais fácil de ser utilizada, melhor para o investidor. Segundo ela, as corretoras vinculadas à B3 permitem que isso seja feito na palma da mão de forma prática.

Além disso, é necessário ter conhecimento das estratégias, aconselha Paiffer. “Saber utilizar ferramentas disponíveis, como o stop loss, que limita a perda, e fazer uma boa gestão de risco para entender, de fato, como o investidor está fazendo as operações e quanto ele pode comprometer do investimento são os primeiros passos”, indica.

Mesmo que o desejo seja o lucro rápido, é necessário tempo para amadurecer o conhecimento, segundo indica Igor Graminhani, analista gráfico da Genial. “Muitas pessoas pensam que para investir em renda variável é necessário apenas ter o dinheiro. Mas não é assim, é necessário muito estudo, dedicação e disciplina”.

O analista ressalta a importância dos investidores pesquisarem a certificação de quem recomenda ativos. Ele, que possui Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI-T) há mais de 10 anos, garante que é possível ter grandes ganhos e encontrar profissionais sérios. Apesar disso, propostas de fraudadores têm resultado na desconfiança dos brasileiros quanto à atividade.

Graminhani ainda reforça que, para seguir a profissão de trader, é necessário estudo e prática antes da execução. “Não se deve burlar o conhecimento. Você vai competir com grandes instituições, gestoras, bancos. Investidores pessoa física são minoria e precisam estar bem preparados”, afirma.

Como identificar golpes e riscos

A especialista da Ágora ressalta que um fenômeno comum dentro do day trade é o chamado efeito manada. Ou seja, quando indivíduos acabam seguindo o que um conjunto de pessoas faz independentemente de avaliação de riscos. Investir dessa forma pode custar caro, como alerta a especialista.

Publicidade

Ainda sobre estratégias para evitar golpes, Paiffer destaca que algumas regras devem ser seguidas. Por exemplo, nenhum investidor deve manter dinheiro para outra pessoa operar. “O processo é enviar o valor da conta bancária para a conta da corretora do mesmo titular”, aponta. Além disso, ela ressalta a importância de reconhecer a certificação de quem vai recomendar ativos.

“Se alguém promete rentabilidade, é preciso se afastar e até denunciar. Na renda variável, uma estratégia pode funcionar em um momento e em outro não”, alerta o analista da Genial.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos