Publicidade

Educação Financeira

Day Trade: tudo que você precisa saber sobre esta estratégia

Conheça mais sobre as operações em que o investidor compra e vende determinadas ações no mesmo dia

Day Trade: tudo que você precisa saber sobre esta estratégia
Foto: Envato elements
  • Day trade consiste em operações iniciadas e finalizadas no mesmo dia, utilizando o mesmo ativo de renda variável (por exemplo, uma ação)
  • A grande quantidade e variedade de conteúdo disponível na internet fez com que este conceito ganhasse mais relevância ou ao menos, despertou ainda mais curiosidade e interesse dos investidores nos últimos anos
  • Para evitar erros em Day Trade é importante ser racional e conhecer suas características, possibilidades e especialmente, os riscos envolvidos

Do ponto de vista conceitual, a estratégia day trade consiste em operações iniciadas e finalizadas no mesmo dia, utilizando o mesmo ativo de renda variável, como uma ação. Em outras palavras, imagine que um investidor compre ações de determinada empresa e após alguns minutos ou horas realize a venda dessas mesmas ações.

Embora não seja uma modalidade nova para se operar no mercado de renda variável, ela tem ganhado relevância ou ao menos, despertou ainda mais curiosidade entre os investidores nos últimos anos. Afinal, quem não se sente seduzido pela possibilidade de ganhos expressivos? Existem “influenciadores” que surfam essa onda e se gabam de apresentar suas conquistas “frutos das operações de Day Trade”: viagens, roupas de marca e até mesmo veículos.

No entanto, é importante ser racional e entender os riscos envolvidos. Definitivamente, essa não é uma estratégia para todos os investidores. Normalmente, essas operações são realizadas por traders, profissionais do mercado que trabalham de maneira autônoma ou para alguma instituição. Há também investidores com perfil mais arrojado que utilizam a modalidade para melhorar a performance de seus investimentos no curto prazo e, assim, obter rentabilidade excedente.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Por se tratar da modalidade de trade mais arrojada do mercado de renda variável, primeiramente, é importante que o investidor tenha alguma familiaridade com o assunto e uma estratégia muito bem definida, composta de entrada, objetivo e, o mais importante, ‘Stop loss’, limite de perda aceitável”, explica Henrique Procopio, analista do time de Research da Ágora Investimentos.

A estratégia Day trade utiliza conceitos de análise técnica, que visa identificar as tendências da ação de uma empresa, baseando-se na representação gráfica dos preços, monitorando os comportamentos passados do ativo e as movimentações futuras prováveis.

“Por melhor que o investidor pense que sua estratégia é, em nenhum momento, ele estará blindado da volatilidade e sempre haverá o risco de perdas”, afirma Henrique. No entanto, é necessário entender que perdas fazem parte do processo. “Vale lembrar que o mercado não é loteria e que exige dedicação e consistência”, ressalta.

Portanto, um bom gerenciamento de controle de exposição em cenários negativos é obtido quando se tem mais conhecimento. Do mesmo jeito que aprender e aprimorar importantes conceitos e estratégias apoia a tomada de decisão e permite identificar boas oportunidades.

Quer aprender as técnicas para operar na prática com profissionais do mercado e os melhores professores? Apresentamos o curso “Day trade: aprenda as técnicas que funcionam”, da plataforma Ágora Academy, ideal para quem busca entender a dinâmica dessa modalidade de investimento, bem como os tipos de análise que podem embasar sua tomada de decisão. Utilize o cupom INVESTIDOR30 e garanta 30% de desconto no valor do curso!

Publicidade

Este material é distribuído com o objetivo de prover informação e não configura oferta ou recomendação de produto. As informações contidas são consideradas confiáveis na data da sua publicação. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com seu perfil antes de investir, evitando operações inadequadas ou que estejam desenquadradas do seu perfil no momento da adesão. Para mais informações, acesse o site academy.agorainvestimentos.com.br.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos