- A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (22) a consulta ao quinto lote da restituição do Imposto de Renda 2023
- Quem retificou a declaração, pode conferir se já terá acesso ao valor no quinto lote acessando a página da Receita na internet
- No entanto, ao retificar o documento, vale lembrar que o contribuinte entra no final da fila para receber a restituição
A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (22) a consulta ao quinto lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Ao todo, 1.261.100 contribuintes irão receber R$ 1.965.610.737,14 no dia 29 de setembro. Vale lembrar que outros quatro lotes já foram pagos em maio, junho, julho e agosto.
Leia também
Confira abaixo quais grupos de pessoas terão acesso ao dinheiro na próxima semana:
- 7.402 idosos acima de 80 anos;
- 57.572 idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 141.577 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.
Quem retificou a declaração, pode conferir se já terá acesso ao valor no quinto lote acessando a página da Receita na internet. Para verificar a informação, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”, informando CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
No entanto, ao retificar o documento e corrigir as pendências encontradas pela Receita, o contribuinte entra no final da fila para receber a restituição. Por isso, caso não seja contemplado pelo quinto lote, o cidadão não precisa se assustar, pois deve receber o dinheiro nos lotes residuais pagos nos próximos meses. Esse será o caso de quem retificou ou entregou o documento apenas após o dia 15 de setembro, por exemplo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os chamados lotes residuais são pagos aos contribuintes que caíram na malha fina, mas conseguiram regularizar suas pendências com o Fisco. Via de regra, o pagamento desse tipo de lote começa a ser realizado no mês seguinte ao do último lote destinado aos contribuintes que declararam corretamente. Dessa forma, em 2023, o valores residuais devem ser pagos a partir do dia 31 de outubro.
Vale destacar que esses lotes podem continuar sendo pagos até mesmo nos primeiros meses do ano seguinte ao da entrega da declaração. Ou seja, caso o contribuinte demore ainda mais tempo para retificar o documento, poderá receber a restituição apenas em 2024.