Educação Financeira

As 3 dicas para começar a investir de George Wachsmann, da Vitreo

Jojo, como é conhecido, explica o caminho para montar uma carteira diversificada

As 3 dicas para começar a investir de George Wachsmann, da Vitreo
George Wachsmann, chefe de gestão da Vitreo (FOTO:Vitreo)
  • O primeiro passo para começar é montar uma reserva de emergência que deve ser aplicada em ativos com liquidez máxima e o mínimo de risco e volatilidade possível
  • Depois de montar a sua reserva, o investidor pode começar a pensar no seu futuro, investindo em uma previdência para quando se aposentar
  • Por último, mas não menos importante, deve-se aplicar em fundos multiestratégia, isso porque essa classe de ativos já oferece uma alocação diversificada

Começar algo novo nunca é fácil, ainda mais quando envolve dinheiro. Mas George Wachsmann se dispôs a compartilhar seus conhecimentos para explicar como o investidor pode dar o pontapé inicial na sua carteira.

Conhecido também como Jojo, ele é chefe de gestão da Vitreo. Formado em economia pela USP e com mestrado em Stanford University, o executivo já trabalhou no Unibanco é uma das principais referências em investimentos do mercado.

Segundo Wachsmann, iniciar a montagem de uma carteira de investimentos não é tão complicado quanto parece. “Muitas vezes, por ser um campo absolutamente desconhecido para o novo investidor, é comum surgirem dúvidas sobre qual é a aplicação mais adequada para aportar o dinheiro”, diz.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o E-Investidor, Wachsmann destacou as três dicas para montar uma carteira diversificada.

1 – Reserva de Emergência

O primeiro passo para começar é montar uma reserva de emergência, que deve ser aplicada em ativos com liquidez máxima e o mínimo de risco e volatilidade possível. “Uma conta que funciona bem é ter algo em torno de 3 a 6 vezes o valor de sua renda mensal”, orienta Wachsmann.

2 – Garanta seu futuro: Previdência

Depois de montar a sua reserva, o investidor pode começar a pensar no seu futuro, investindo em ativos específicos para quando se aposentar. Na opinião de Wachsmann, os planos de previdência têm as melhores condições de tributação quando o objetivo é o longo prazo.

3 – Diversificação e Proteção

Por último, mas não menos importante, deve-se aplicar em fundos multiestratégia, isso porque essa classe de ativos já conta com uma alocação diversificada. Por meio deles, o investidor consegue combinar investimentos em renda fixa, multimercado, renda variável e proteções.

Além disso, quando falamos em diversificação, é preciso olhar para o mercado global, pois o Brasil representa somente 2% de toda a economia mundial.

Por isso, optar, também, por fundos globais é o caminho para completar uma carteira de investimentos inicial. Existem diversas opções acessíveis, inclusive ao público geral, inclusive. Não é preciso ser milionário ou investidor qualificado para ter este tipo de alocação.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos