Publicidade

Educação Financeira

Fabrizio Gueratto: ‘Só comprar ações não é estar diversificado em renda variável’

Educador financeiro participa da Jornada E-Investidor nesta quinta-feira (12)

Fabrizio Gueratto: ‘Só comprar ações não é estar diversificado em renda variável’
  • A Jornada E-Investidor entra no penúltimo dia nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube
  • Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa

A Jornada E-Investidor entra no penúltimo dia nesta quinta-feira, 12, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube. A educador financeiro Fabrizio Gueratto, do canal 1Bilhão Educação Financeira e colunista do E-Investidor, dá sequência ao tema ações falando sobre as diferenças entre opinião e recomendação – há muita torcida uniformizada de empresas formada nas redes sociais.

Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira direta e interativa. Para percorrer melhor a Jornada E-Investidor, inscreva-se aqui para receber um conteúdo extra ao final de todas as aulas.

A seguir, acompanhe o que o Fabrizio Gueratto respondeu sobre a formação e as dificuldades dos investidores e quais erros eles não querem que ninguém repita.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As pessoas estão preparadas para o novo ambiente de investimentos que está se formando no Brasil?

Fabrizio Gueratto – Evidente que não estão preparadas porque não estamos em um país com cultura financeira, além de 80% das pessoas estarem endividadas. Porém, não tem como falar que as pessoas não têm mais acesso à informação, pois ela está disponível de forma gratuita na internet. Qualquer um que tenha acesso à internet tem acesso à educação financeira. Pode não ter tido antigamente, na sua criação, mas as pessoas de forma geral não estão preparadas para o novo ambiente de investimentos no Brasil.

Qual é a maior dificuldade que você identifica nas pessoas quando elas falam em investimentos?

Gueratto – Primeiro entender os diversos tipos de investimento no País. Existem muitas classes e tipos de ativos. Outra é saber diferenciar a renda fixa de variável. Elas também têm necessidade de um ganho financeiro muito rápido e ficam tentando acertar o investimento que pode dar uma grande rentabilidade, mas não pensam em construir uma carteira diversificada de longo prazo.

Qual foi o erro que você já cometeu e não quer que outras pessoas repitam?

Publicidade

Gueratto – No passado acreditei na mentira que bastava investir em renda variável e em grandes empresas que meus problemas financeiros estariam resolvidos no longo prazo. E não funciona assim. Sempre conto que comprei ação da Petrobras a mais de 50 reais e ela nunca mais voltou ao patamar de 50 reais. Não basta só investir em ações. Outro erro básico é que as pessoas acreditam que ações é a renda variável e não um tipo, assim, como dólar, ouro, criptomoeda. Só estar em ações não é estar diversificado em renda variável.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos