Educação Financeira

O que a fintwit não te conta? A Jornada E-Investidor vai responder

Entre os dias 9 e 13 de novembro, o E-Investidor apresenta cinco aulas sobre os caminhos mais seguros para você investir bem e com segurança

O que a fintwit não te conta? A Jornada E-Investidor vai responder
  • De segunda-feira, 9, à sexta, 13, a partir das 20h, você terá a chance de percorrer a Jornada E-Investidor
  • Toda apresentação será ao vivo e os convidados vão responder as dúvidas no fim. Todos os que se inscreverem vão receber um conteúdo extra após a aula

A hashtag fintwit ganhou força no Twitter durante a pandemia. Enquanto o mundo estava em isolamento social e as bolsas de valores conviviam com quedas constantes, vários protagonistas do mercado financeiro, de gestores a traders, passando pelos influenciadores, opinavam sobre os caminhos mais indicados – ou mais rápidos – para todo investidor multiplicar o dinheiro.

O que a fintwit não conta para você é que a jornada não é tão simples como eles fazem parecer. Para começar, cada @ defende o próprio interesse, que na maioria das vezes não faz sentido nem para os seus objetivos nem para a sua vida financeira. Pensando nisso, o E-Investidor convidou cinco especialistas para explicar como investir bem e com segurança.

De segunda-feira, 9, à sexta, 13, a partir das 20 horas, você terá a chance de percorrer a Jornada E-Investidor. Toda apresentação será ao vivo e os convidados vão responder as dúvidas no fim. Todos os que se inscreverem aqui vão receber um conteúdo extra após a aula.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ninguém ensina ou se preocupa com o que você quer para a sua vida. Qual é a sua necessidade? Ninguém pergunta sobre você. A jornada evidencia a pessoa e não o mercado”, diz Eduardo Mira, especialista em finanças e investimentos e analista CNPI-T do Me Poupe!, que vai abrir a Jornada E-Investidor. “O mercado financeiro não é uma farmácia que você entra e compra aspirina, preservativo e o que estiver em promoção. Um dia pode até servir, mas qual é a sua dor? Se está comprando é porque é bom? Não é assim também no mercado financeiro.”

Se o professor Mira vai explicar como dar os primeiros passos para passar do estágio de poupador para investidor, Marilia Fontes, sócia-fundadora da Nord Research, vai mostrar como entender a renda fixa de uma maneira que você nunca viu antes.

“A renda fixa não é um título só. As pessoas não percebem isso e aprendem de uma maneira totalmente errada”, diz Fontes, que será a responsável por conduzir o segundo dia de conteúdo da Jornada. “A ideia é inspirar para conhecer mais e mostrar como operar a renda fixa.”

Publicidade

A partir do terceiro dia você tem um encontro marcado com os conteúdos sobre renda variável. Na quarta-feira, a economista, contadora e analista CNPI Louise Barsi esclarece como fugir dos mitos sobre qual é a próxima Magazine Luiza. Embora a fintwit queira acertar qual será a ação fora da curva, a criadora do Ações Garantem o Futuro vai mostrar a importância de formar patrimônio para viver de dividendos – um ensinamento que ela aprendeu em casa com Luiz Barsi, o maior exemplo de investidor individual da bolsa brasileira.

“As pessoas estão entrando na bolsa de valores achando que estão indo para a Porta da esperança”, afirma Louise.

No penúltimo dia, o financista Fabrizio Gueratto, do canal 1Bilhão Educação Financeira, vai explorar os problemas por trás das torcidas uniformizadas das ações no Twitter. Sem fundamentos sobre por que determinado papel pode se valorizar ou desvalorizar, a impressão que fica para o jovem investidor é que a bolsa de valores é um grande universo de apostas.

“O conteúdo vai ajudar o investidor a tomar a melhor decisão, formar a sua própria ideia com conhecimento e qualidade para ganhar dinheiro no longo prazo, de forma consistente”, diz Gueratto.

Publicidade

Para encerrar a Jornada E-Investidor, Carol Paiffer, CEO da Atom Educacional, promete acabar com todas as dúvidas sobre day trade. A mais controversa das operações, que tem provocado uma série de exibições nas redes sociais de artigos de luxo (muitos em cenários alugados) que não condizem com a realidade dos traders profissionais, merece um conteúdo completo e didático para você entender para que serve e como estudar para aproveitar as oportunidades diárias da bolsa de valores.

“Vou explicar como fazer uma estratégia de risco inteligente para que o day trade possa ser, sim, uma operação lucrativa na bolsa de valores”, afirma Paiffer. “O conhecimento liberta e tenho certeza que com essa Jornada você vai entender o que funciona e o que não funciona, para poder tomar as suas decisões sem ser refém dos mitos que existem no mercado.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos