O caminho para a pessoa devolver um Pix recebido errado é fácil. No entanto, caso ela tenha feito uma transferência em que se confundiu com os dados, o processo é mais complexo. E não há garantia de receber os valores de volta.
Leia também
A principal forma de tentar reaver os valores transferidos de forma errada é por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso criado pelo Banco Central principalmente para casos de golpes. Para que esse método funcione, é preciso agir rapidamente.
Ao realizar a transferência errada, é preciso tirar um print do comprovante e entrar em contato diretamente com seu banco ou instituição financeira e falar que precisa acionar o MED.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após essas medidas, o banco do remetente entrará em contato com a instituição do destinatário e, caso seja aceito o requerimento de estorno, a devolução será realizada.
Outra forma de tentar reaver o Pix feito de forma errada é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro. Na hipótese de a chave Pix ser um telefone ou um email o canal de conversa será mais fácil.
Dessa forma, não há mecanismo que garanta o dinheiro de volta. A principal recomendação é se atentar aos dados que serão colocados na hora de realizar o Pix.