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Plano de sócio é melhor para o bolso do clube ou do torcedor?

Levantamento elaborou um cálculo comparativo com base nos pacotes dos 5 clubes de maior torcida no País

Plano de sócio é melhor para o bolso do clube ou do torcedor?
Foto: Envato Elements
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  • Estimativas apontam que existam 1,2 milhões de usuários ativos em planos de sócios torcedores em clubes das séries A e B no Brasil
  • A pedido do E-Investidor, a Outfield, empresas que oferece soluções de inteligência a organizações esportivas, elaborou um cálculo comparativo entre o ticket médio (valor médio pago) dos ingressos e o custo dos programas de sócios torcedores
  • O cálculo foi feito para os cinco clubes de maior torcida do País, segundo a AtlasIntel: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco

Ir ao estádio de futebol acompanhar o time de coração pode sair caro — e a culpa não é apenas das modernas arenas que ocuparam o lugar dos tradicionais estádios. O desempenho esportivo dos clubes e a capacidade de ocupação são mais alguns elementos que compõem os preços atuais. Alternativamente ao preço unitário do ingresso, torcedores podem optar pelos programas de sócio torcedor.

O Relatório Convocados, da companhia de investimentos Galapagos Capital, estima que existam 1,2 milhões de usuários ativos nesse tipo de plano em clubes das séries A e B do futebol brasileiro. Os pacotes buscam premiar os pagadores mensais com preços de ingressos mais baixos, prioridade na compra e exclusividade e descontos em produtos e experiências dos clubes.

A pedido do E-Investidor, a Outfield, empresa que oferece soluções de inteligência a organizações esportivas, elaborou um levantamento em que relaciona o ticket médio (valor médio pago) dos ingressos e o custo dos programas de sócio torcedor para cinco dos principais clubes do futebol brasileiro, até 7 de julho deste ano. O cálculo comparativo soma o preço médio dos ingressos com descontos dos planos já aplicados com o valor da mensalidade do pacote.

O cálculo do ticket médio utilizou como base os borderôs oficiais de jogos dos campeonatos nacionais e regionais em 2023 e os planos de sócio torcedor vigentes. A ideia é encontrar qual a forma mais barata de ir ao estádio para diferentes frequências, com base nestas premissas.

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Vale enfatizar que o ticket médio acaba diluindo os valores do ano, já que jogos eventualmente ultrapassam as centenas de reais, a depender da fase do torneio e sua relevância — ainda que as partidas mais importantes da temporada estejam por vir.

Além disso, os planos de sócio torcedor não oferecem apenas benefícios exclusivos de desconto. Em muitos casos, a escolha de um deles tem mais a ver com a prioridade na compra de ingressos — que podem se esgotar, especialmente nos setores mais acessíveis, antes mesmo da venda geral — do que pelo preço. Os descontos podem variar conforme setor do estádio. A Outfield considerou o maior desconto possível oferecido pelos planos aplicou-os no ticket médio.

Para o levantamento, foram considerados os clubes com as cinco maiores torcidas do País, segundo a AtlasIntel: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco. Os cenários do levantamento são para quatro perfis de torcedores: o que vai a um jogo por mês, aqueles que frequentam dois jogos ao mês e os que vão a três jogos no mês.

Flamengo

O ticket médio calculado do Flamengo em 2023, até 7 de julho, foi de R$ 54,14. Os planos para sócios do clube carioca oferecem reduções de 50% a 75% no valor da entrada dos jogos e variam de R$ 44,70 a R$ 325,40 a mensalidade.

Segundo o levantamento da Outfield, a melhor opção para quem foi a um jogo do Flamengo mensalmente neste ano é não se tornar sócio torcedor e pagar o ingresso, pela média, de forma avulsa. Já para quem vai a duas partidas vale mais pagar pelo plano Bronze, em que o custo de duas partidas (já com descontos aplicados mais a mensalidade) seria R$ 98,84. Para três jogos, o plano Prata representa o melhor custo-benefício, com um valor final de R$ 123,87.

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Segundo a Outfield, a partir do plano Ouro, a principal vantagem dos planos está na prioridade na compra de ingressos.

Corinthians

O Corinthians é um caso particular, em que os descontos dos planos de sócio torcedor são definidos jogo a jogo, aponta a Outfield. Para chegar a um valor base de cálculo, a Outfield considerou a faixa mínima de desconto apontada pelo clube. Em sua página de planos de sócios, o clube paulista aponta que os descontos são de, no mínimo, 20%, podendo ultrapassar 50%.

O levantamento aponta que, para um ticket médio de R$ 62,06, ir a apenas um jogo por mês não faz qualquer plano de sócio valer a pena. Para duas partidas mensais, compensa o plano “Minha Vida”, já que o cálculo faz com que o “preço” de duas partidas, mais a mensalidade, seja de R$ 123,80. O mesmo plano compensa para três partidas, com o valor diluído entre mensalidade e ingresso batendo R$ 173,46.

Mesmo utilizando o valor mínimo de desconto divulgado, descontos maiores no plano não resultam em grande alterações quanto aos valores — ainda que, vale lembrar, planos mais caros possam dar descontos maiores e prioridade na compra.

São Paulo

O São Paulo é um dos clubes com os preços mais baixos no levantamento. Além de um ticket médio de R$ 47,79, seu plano de sócio torcedor mais caro oferece entradas por apenas R$ 0,30 a R$ 200 mensais. Comparado aos planos mais completos dos demais clubes, este apresenta um dos melhores preços.

Mas ainda assim, ele não necessariamente representa o melhor custo-benefício para ir ao estádio. Para tricolores que frequentam um jogo ao mês, o plano “Vermelho” vale mais a pena, com o ingresso saindo a R$ 42,88 (mais a mensalidade). Os que acompanham dois jogos acham o melhor preço no plano “Branco”, com o valor diluído entre mensalidade e ingressos com desconto chegando a R$ 64,66. O plano branco também compensa para quem vai a três partidas, a R$ 79,00.

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Palmeiras

O Palmeiras tem um dos maiores tickets médios do Brasil: R$ 67,18. Muito disso se justifica pelos resultados esportivos recentes do clube, alta demanda e boa condição de sua arena. Dificilmente aqueles que desejam acompanhar o clube conseguirão os ingressos mais baratos do estádio em jogos de maior apelo sem serem sócios torcedores.

Quando se trata de um torcedor que assiste a um jogo por mês, não possuir qualquer plano vale mais a pena. Já quem assiste a dois jogos encontrará o melhor custo no plano prata, com o preço diluído em R$ 109,17. Quem vai a três encontra o preço mais interessante no plano Prata Superior, a R$ 128,38 (ingressos com desconto mais mensalidade do plano do sócio torcedor).

O clube respondeu ao contato da redação e afirmou que, no último ano, um torcedor que possui o plano Ouro e foi a todos os jogos da temporada no gol norte (que oferece 100% de desconto para este plano) teve uma economia R$ 1.865,12 no ano. Segundo o clube, palmeirenses que foram ao estádio no último ano pagaram pelo valor cheio do ingresso somam apenas 10%. Outros 40% compraram meia-entrada e 50% eram sócios torcedores.

Vasco

Recém-chegado da série B, o Vasco alterou os seus planos de sócio torcedor neste ano. O clube teve um ticket médio de R$ 53,78 em 2023 e ainda possui uma particularidade: o plano “Norte a Sul”, exclusivo para quem mora fora do Estado do Rio de Janeiro.

O plano “Norte a Sul” é o mais benéfico para os torcedores de fora do Estado que desejam ir a dois ou três jogos do Vasco ao mês, com um custo de, respectivamente, R$ 83,76 e R$ 105,65  para esses dois perfis, contanto ingressos com descontos aplicados mais a mensalidade do pacote.

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Já para os cariocas, o plano “Camisas Negras” compensa em todos os cenários, considerando o ticket-médio avaliado. O torcedor que frequentar as partidas do Gigante da Colina pagará, segundo o cálculo da Outfield, R$ 49,62 para um jogo, R$ 87,27  para dois jogos e R$ 122,91  para três partidas, também com mensalidade inclusa.

Ser sócio torcedor vale a pena?

Os custos de planos de sócios torcedores, bem como dos ingressos dos estádios, estão relacionados à capacidade de ocupação dos espaços, sua relevância no cenário esportivo e o desempenho esportivo, que impacta a demanda. “Temos clubes que nem o Palmeiras e o Flamengo que estão estão em momentos esportivos mais interessantes, e aí o ticket médio é um pouco mais alto”, explica Lucca Bradfield, head de projetos de Fan Engagement da OutField.

O especialista explica que os clubes costumam fazer uma ponderação para jogar, sempre que possível, de casa cheia. Assim, os preços de ticket médio estão associados à taxa de ocupação dos estádios, ou seja, à capacidade de preencher os lugares disponíveis cobrando determinado valor. Os programas de sócio torcedor tentam aproximar as duas ideias: reduzir os custos e privilegiar a recorrência dos torcedores, melhorando também a taxa de ocupação dos estádios.

“O levantamento mostra que em praticamente todos os times, a partir de dois jogos por mês o plano acaba valendo a pena. Se torna uma relação ganha-ganha, porque o clube tem essa visão de receita recorrente e o sócio, colocando na ponta do lápis, tem um preço melhor para acompanhar mais os jogos”, diz Bradfield.

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Clubes emergentes, como Red Bull Bragantino, Cuiabá e Goiás podem dar ao programa de sócio torcedor uma outra característica, de construção do negócio e fidelização de torcida. Nestes casos, os valores dos planos muitas vezes são bem inferiores ao das maiores associações do Brasil. No caso do Bragantino, um plano pode custar R$ 24,90 e garantir acesso a todos os jogos.

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