

Na terceira idade é crucial é ter planejamento para arcar com plano de saúde e medicamentos com custo elevado. No entanto, uma parcela da sociedade considera essa nova etapa da vida como um período fundamental para aproveitar momentos de descanso e relaxamento após décadas de dedicação ao trabalho. Em meio a esse momento oportuno para viver mais a vida, o E-Investidor selecionou alguns programas de gratuidade que pessoas acima de 60 anos podem usufruir a qualquer momento.
O transporte público gratuito é o primeiro item que vem à mente de muitos idosos. Para fazer o uso do transporte coletivo gratuito, basta a pessoa apresentar um documento com foto no ônibus ou na catraca do metrô para comprovar que ela possui idade suficiente para fazer o uso da gratuidade do idoso.
Caso a pessoa não tenha uma carteira de identidade (RG) para apresentar, em situação de perda ou má conservação, é possível tirar uma nova Carteira Nacional de Identificação (CNI). Esse documento funciona como o novo RG e, após os 60 anos, só precisa ser feito apenas uma vez, por ter validade vitalícia, eliminando as renovações esporádicas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As pessoas da terceira idade também podem retirar remédios gratuitos nas farmácias privadas que fazem parte do programa farmácia popular. Os medicamentos disponíveis são para tratar doenças como pressão alta (hipertensão) e diabete. Para ter acesso, basta levar a receita médica e o documento com foto nas farmácias credenciadas.
O quarto item que pode ser utilizado pela pessoa da terceira idade é o direito de pagar meia entrada em eventos culturais, como cinemas, shows e outros eventos culturais. Para ter direito a esse desconto, basta o idoso apresentar um documento oficial com foto no momento da compra.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também é algo que o idoso pode ter acesso à isenção. Em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o aposentado acima de 60 anos tem direito à isenção do IPTU. Na capital paulista, o valor venal do imóvel não pode passar de R$ 1,7 milhão para ter acesso à isenção do IPTU. Já no Rio de Janeiro, a aposentadoria não pode passar dos três salários mínimos.
Ou seja, por mais que os gasto com remédios possam aumentar nessa nova fase da vida das pessoas, é possível encontrar formas de economizar, como a isenção do IPTU, medicamentos gratuitos e transporte de graça. Em meio a esses programas que geram a gratuidade para o idoso em serviços essenciais, é possível fazer algumas economias e gastar com outros itens necessários.
Publicidade