No momento de fazer a declaração de Imposto de Renda neste ano, o contribuinte teve de optar pela declaração completa, mais detalhada e que dava direito a todas as deduções legais, ou pela declaração simplificada, com menos informações e desconto menor.
Leia também
Em outras palavras, quanto maiores as deduções, mais vantajoso seria o modelo completo. Já quem não possui gastos com saúde, educação e dependentes, e apenas uma fonte de renda, por exemplo, poderia encontrar na declaração simplificada a melhor alternativa.
No modelo de declaração simplificada, a Receita Federal estipulou desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do tributo. Em 2023, a quantia de deduções ficou limitada a R$ 16.754,34. Ao exceder a soma, o programa da Receita recomendaria a declaração completa como mais vantajosa ao contribuinte.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No entanto, qualquer pessoa poderia optar pelo modelo mais simples, a despeito da renda. O valor do abatimento e o seu limite não previam mudanças, de acordo com as despesas dedutíveis.
Por mais que o modelo simplificado fosse mais prático ao contribuinte, era necessário informar todos os gastos dedutíveis que pudessem ser comprovados.