O prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) 2024 finalizou na última sexta-feira (31), mas não é preciso se desesperar caso você perceba algum erro na declaração. Por meio da retificação, os contribuintes conseguem modificar os dados já enviados sem serem prejudicados.
Leia também
Ela pode ser feita a qualquer momento dentro do prazo de cinco anos após o término do ano-calendário. No entanto, é aconselhável corrigir as informações o mais rápido possível para evitar multas e juros, caso haja imposto a pagar.
Vale lembrar que as declarações sob procedimento fiscal estão impedidas desse processo. Dessa forma, apenas aqueles que não receberam uma intimação da Receita Federal (RF) podem realizá-lo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
É importante ajustar os dados errados ou a acrescentar informações omitidas anteriormente na declaração para evitar problemas com o Fisco. Todos os anos, a Receita verifica os rendimentos, deduções, investimentos, bens, entre outros dados relevantes dos contribuintes.
Como retificar após o prazo de entrega da declaração?
Para retificar a declaração, o contribuinte deve entrar na mesma plataforma utilizada para a declaração original. No formato online, pode ser feito pelo site ou aplicativo do Meu Imposto de Renda, que exigirá acesso pela conta gov.br, ou também pelo programa do IR baixado no computador do declarante.
No sistema, basta selecionar a opção “Retificar Declaração”, importar os dados do arquivo da declaração anterior e modificar os campos necessários. Ao enviar a declaração retificadora, o contribuinte receberá um novo recibo, ele é importante para consultas futuras e comprovação da regularização.
Além disso, a retificação não prejudica as informações corretas já enviadas. Dessa forma, não será necessário realizar uma nova declaração, apenas mudar os dados que estavam incorretos.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
Publicidade