Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: como declarar a casa financiada?

Confira quais são os documentos necessários para apresentar o imóvel na declaração

Imposto de Renda 2024: como declarar a casa financiada?
Veja como declarar um financiamento de imóvel no Imposto de Renda (IR) 2024. Foto: Adobe Stock

O Imposto de Renda (IR) 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio e muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre como declarar casa financiada no documento. Como o financiamento tem uma longa duração, é preciso ter uma atenção redobrada para informar os valores da operação nos campos corretos.

Carmem Granja, diretora de expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), explica que o imóvel precisa ser declarado na ficha de “Bens e Direitos”, não na parte de “Dívidas e Ônus Reais”, como muitos contribuintes costumam se confundir. Ao acessar a guia correta, é necessário selecionar ainda o “Grupo 12 – Casa”. As outras opções são:

  • 01 – Prédio residencial;
  • 02 – Prédio comercial;
  • 03 – Galpão;
  • 11 – Apartamento;
  • 13 – Terreno;
  • 14 – Imóvel rural;
  • 15 – Sala ou conjunto;
  • 16 – Construção;
  • 17 – Benfeitorias;
  • 18 – Loja;
  • 99 – Outros bens imóveis.

Com o grupo selecionado, chega a hora de descrever vários informações sobre a forma de aquisição do bem, incluindo o nome da instituição financeira que concedeu o crédito, o valor total financiado, o número do contrato de financiamento, o valor da entrada e o número total de prestações, assim como a quantidade de parcelas quitadas e de parcelas restantes.

Também é preciso preencher detalhes sobre o imóvel, como data de aquisição, endereço, área e matrícula no cartório de imóveis, além da inscrição municipal, informação que pode ser encontrada na guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na sequência, o contribuinte deve indicar os valores efetivamente pagos pela casa financiada a cada ano. Se o imóvel foi adquirido em 2023, é necessário digitar zero no campo “Situação em 31/12/2022”. Já no campo “Situação em 31/12/2023”, o declarante precisa informar todos os valores quitados, incluindo a entrada e o total das parcelas efetuadas. “Quando o financiamento acaba, nada deve ser feito, apenas teremos o custo total do imóvel”, explica Granja, da Abrapsa.

Quais documentos são necessários para declarar a casa no Imposto de Renda 2024

Ainda de acordo com a especialista, ao realizar a declaração, o contribuinte deve ter em mãos o documento de aquisição da casa, além dos valores e comprovantes efetivamente pagos. Abaixo, é possível conferir a lista detalhada da documentação:

  • Contrato de financiamento imobiliário: esse é um dos documentos mais importantes, pois contém informações detalhadas sobre o financiamento, como valor total do empréstimo, taxa de juros, prazo de pagamento, entre outros;
  • Documentação do imóvel: isso inclui a matrícula do imóvel, que é o documento que comprova a propriedade e descreve todas as características da casa, como metragem, localização, entre outros. Além disso, qualquer outro documento relacionado ao imóvel, como certidões negativas de débitos e escrituras, podem ser úteis para a declaração;
  • Comprovantes de pagamento das prestações: é importante ter em mãos os comprovantes de pagamento das prestações do financiamento, incluindo tanto o valor principal quanto os juros pagos;
  • Comprovantes de pagamentos de taxas e despesas relacionadas ao financiamento: isso pode incluir comprovantes de pagamento de taxas administrativas, seguros obrigatórios, taxas de cartório, entre outros.

Existem ainda documentos importantes que podem variar conforme cada caso. Se o imóvel financiado estiver sendo alugado, por exemplo, o contribuinte precisará dos documentos relacionados ao aluguel, como contratos de locação e recibos de pagamento de aluguel. Caso reformas ou melhorias tenham sido realizadas na casa financiada, vale também ter em mãos informações detalhadas sobre essas despesas, incluindo notas fiscais, recibos e contratos de prestação de serviço.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão