O programa para declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 será disponibilizado nesta terça-feira (12) pela Receita Federal. O órgão antecipou a possibilidade de download do programa que antes só seria disponibilizada a partir do dia 15 de março, quando começa o prazo de entrega das declarações.
Leia também
Dessa forma, os contribuintes terão um tempo a mais para conferir os dados e os documentos necessários antes da entrega do IR. Além disso, aqueles com conta Gov.br de níveis ouro ou prata já poderão preencher o documento com a modalidade pré-preenchida a partir de terça-feira.
Para baixar o programa, os contribuintes devem acessar esta página da Receita e clicar na versão compatível ao sistema operacional do seu computador: Windows, MacOS ou Linux. A declaração pode ainda ser realizada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale destacar que, em 2024, não haverá mais acesso ao aplicativo com o selo bronze do portal Gov.br. A partir de agora, só contas prata ou ouro poderão utilizar a plataforma.
Como declarar o Imposto de Renda pelo celular
Após baixar e abrir o app do IR, será necessário fornecer algumas permissões, como acesso a arquivos de mídia.
A página inicial exibe as declarações dos últimos anos. Basta clicar no ano de declaração em questão e escolher a opção “iniciar declaração”. É importante estar atento ao período escolhido, vale ressaltar que o Imposto de Renda 2024 tem como base o ano-calendário 2023.
Em seguida, serão oferecidas três opções ao cidadão: a declaração pré-preenchida, que utiliza dados da Receita Federal para agilizar o processo de preenchimento – disponível apenas para contribuintes com conta Gov.br de níveis ouro ou prata -, a declaração com informações do ano anterior e a declaração em branco.
Ao escolher, o app exibirá uma tela com seis diferentes grupos: “identificação”, “familiares”, “rendimentos”, “pagamentos”, “bens e dívidas” e “resumo”. Eles devem ser preenchidos corretamente de acordo com a situação de cada cidadão.
No grupo identificação são informados os dados do contribuinte como ocupação, título de eleitor e PIS/PASEP. Já os dados familiares buscam compreender a composição da família. Eles são importantes para deduções, por exemplo, pois são onde se registram dependentes e alimentandos.
Já os campos de rendimentos, pagamentos e bens e dívidas são aqueles que mais associados ao IR. Neles, devem ser informadas as questões de formação de patrimônio do contribuinte.
Publicidade