O Imposto de Renda (IR) 2024 já pode ser declarado. Até 31 de maio, contribuintes que se encaixem nos requisitos da Receita Federal devem oferecer dados sobre rendimentos e despesas referentes ao ano de 2023.
Leia também
Uma série de documentos deve ser incluída na declaração. Entre eles estão os informes de rendimentos de bancos, corretoras, empresas e órgãos públicos. Muitos que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – aposentadorias, auxílios, pensões ou assistências – podem estar obrigados a apresentar a declaração do IR 2024. Por isso, é importante emitir o informe do INSS.
Anexado à Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), o comprovante de rendimentos facilitará a identificação de todos os benefícios recebidos pelo contribuinte na hora de prestar contas com o Fisco.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A solicitação do documento é realizada de forma digital, sem a necessidade de se dirigir a um posto físico do INSS. Mas para isso, o beneficiário precisa criar uma conta no portal Meu INSS, informando o número de CPF do titular.
Acessando a página, o usuário encontrará uma caixa com os dizeres “Do que você precisa?”. Basta digitar “extrato de imposto” e selecionar a opção “baixar PDF”. O documento será gerado de maneira automática, levando em conta as informações do beneficiário.
Solicitação alternativa do informe do INSS
De forma alternativa, é possível fazer a solicitação do informe de rendimentos do INSS utilizando o aplicativo para celulares, disponível para Android e iOS. Assim como pelo site, a emissão do extrato é efetuada na hora. Nenhum valor é cobrado por esse serviço.
Em caso de dúvidas, o contribuinte pode contatar o órgão pelo número 135 ou, se preferir, ir a uma agência pessoalmente. No portal Meu INSS é possível pesquisar o posto mais próximo da sua localidade.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão