O Imposto de Renda (IR) 2024 deve ser entregue a partir desta sexta-feira (15). O preenchimento do documento, obrigatório para muitos brasileiros, pode gerar dúvidas nos contribuintes, afinal, são diferentes campos a serem informados, cada um com suas especificidades. Para ajudar nessa missão, o E-Investidor disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com material revisto e atualizado para sanar os questionamentos dos leitores.
- Saiba mais: as mudanças do Imposto de Renda (IR) 2024
O conteúdo reúne as situações obrigatórias de declaração do imposto, especialmente para quem é investidor. Também lista os documentos primordiais para o procedimento, além de detalhar como cada um deles pode ser encontrado. Tira ainda uma dúvida frequente: quais são os investimentos isentos de tributação, os facultativos e os tributáveis?
Leia também
Para quem deseja um guia resumido, o material oferece um esquema em 5 passos para os contribuintes preencherem e enviarem a declaração corretamente. Especialistas também fornecem dicas para fugir da temida malha fina – uma análise mais detalhada realizada pela Receita Federal para encontrar irregularidades.
Quem quiser acessar o E-book, precisa apenas entrar neste link, informar os dados solicitados e selecionar “Baixar agora”. Além da parte de leitura, o contribuinte poderá clicar nas caixas de seleção ao longo das páginas para usar o material como uma checklist. Isso facilitará seu acompanhamento na hora de preencher a declaração, evitando erros.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que o período de entrega do documento vai até 31 de maio. Quem enviar com atraso, ficará sujeito a uma multa de 1% ao mês, calculada sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% da quantia do IR. Já a multa mínima aplicada corresponde a R$ 165,74.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias
Publicidade