Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: quem recebe a restituição no 2° lote?

Os primeiros lotes de restituição englobam apenas os contribuintes que atendem aos fatores de prioridade

Imposto de Renda 2024: quem recebe a restituição no 2° lote?
Imposto de Renda 2024. (Imagem: Adobe Stock)
  • Contribuintes devem ficar atentos ao calendário de distribuição dos lotes de restituição do Imposto de Renda (IR)
  • De forma geral, o segundo lote, assim como o primeiro, engloba apenas os contribuintes que atendem aos fatores de prioridade
  • Na frente da lista para receber o dinheiro, estão idosos e pessoas com deficiência, por exemplo

O Imposto de Renda (IR) 2024 deve ser entregue a partir de março, com o prazo de envio se estendendo até maio. Muitos brasileiros também podem ter imposto a restituir – procedimento que representa a devolução do dinheiro pago a mais para a Receita Federal no ano-calendário.

Nessa hora, vale ficar atento para ver quando começa a distribuição dos lotes de restituição. De forma geral, o segundo lote, assim como o primeiro, engloba apenas os contribuintes que atendem aos fatores de prioridade. Cidadãos não prioritários costumam ser incluídos somente a partir do terceiro lote.

Apesar do calendário completo do IR de 2024 ainda não ter sido informado pela Receita, certos fatores de preferência para o recebimento da restituição nunca mudam. Na frente da lista para ter acesso ao dinheiro, devem estar as seguintes pessoas, conforme previsto por lei:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes ou portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ou seja, esses cidadãos, caso enviem a declaração corretamente, são os primeiros a receber a restituição. Quem cai na malha fina, no entanto, vai para o final da fila de prioridade e só poderá acessar os valores após corrigir as pendências com a Receita Federal.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No último ano, o órgão também deu preferência para outro grupo de contribuintes: aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou indicaram uma chave Pix para receber a restituição. Dessa forma, mesmo não tendo prioridade legal, esses cidadãos tiveram acesso ao dinheiro nos primeiros lotes.

Em caso de empate nos critérios de preferência, a Receita Federal favorece os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda com antecedência e não tiveram nenhum problema com o Fisco.

Um idoso que enviou o documento regularmente no começo do prazo de entrega, por exemplo, vai receber a restituição antes de outro idoso que só entregou a declaração no limite do período possível.

No entanto, para ter certeza do lote em que terá acesso ao dinheiro, o contribuinte deve consultar a informação na página da Receita mensalmente, após o final do período de entrega das declarações. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Quando o contribuinte ainda não estiver apto a receber o dinheiro, a seguinte mensagem aparecerá na tela: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Nesse caso, o recurso será liberado apenas nos próximos lotes.

Publicidade

Outra alternativa é ativar o aviso do pagamento da restituição no celular. Para isso, o contribuinte precisa instalar o aplicativo Pessoa Física, da Receita, e marcar a declaração desejada clicando sobre o símbolo de estrela. Quando a restituição for enviada para a conta informada no documento, o dispositivo receberá o alerta: “Restituição enviada para o banco”.

Web Stories

Ver tudo
<
Como identificar uma nota falsa?
Quanto custa comer na melhor pizzaria da América Latina, que fica em SP?
D.O.M: saiba quanto custa comer em um dos 100 melhores restaurantes da América Latina
Como receber pensão vitalícia na união estável?
Quanto Madonna já ganhou na loteria?
Quanto custa comer no 2º restaurante mais caro do mundo? Descubra
Golpes eletrônicos: confira 7 golpes digitais para roubar o seu dinheiro
Ataque cibernético: relembre 7 sabotagens que afetaram o mercado financeiro
Como investir em IA para ganhar dinheiro?
5 passos para planejar a independência financeira dos seus filhos
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Reforma tributária: quais alimentos terão imposto zerado ou reduzido? Confira lista
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos