Educação Financeira

Imposto de Renda 2024: vale a pena antecipar a restituição?

Linhas de crédito que apresentam garantias geralmente têm juros mais baixos

Imposto de Renda 2024: vale a pena antecipar a restituição?
Vale a pena antecipar a restituição do IR? Imagem: Adobe Stock

Diversos bancos oferecem linhas de crédito para adiantar a restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Isso significa, na prática, contratar um empréstimo e a instituição financeira libera o valor estimado desse montante com a cobrança de juros. “Assim que a Receita Federal efetua o pagamento, o valor é utilizado para quitar o empréstimo. Vale ponderar essa opção, considerando os juros envolvidos e comparando com outras formas de empréstimo”, afirma João Henrique Gasparino, sócio do Grupo Nimbus.

Os especialistas indicam que antecipar pode ser vantajoso em casos de emergência ou para quitar dívidas mais caras, mas é importante garantir que as condições sejam favoráveis e que os juros sejam competitivos​. Além disso, o contribuinte também pode pagar o imposto sobre operação financeira (IOF) sobre crédito e eventuais tarifas bancárias cobradas.

Linhas de crédito que apresentam garantias geralmente têm juros mais baixos. Matheus Miranda, contador da RVM Law, recomenda comparar as taxas oferecidas por cada instituição e selecionar a mais baixa.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Osmar Simões, advogado tributarista, ainda destaca que a antecipação requer alguns requisitos a depender da instituição financeira. Se o contribuinte não possuir restrição de crédito, por exemplo, a liberação do adiantamento bancário ocorre quase imediatamente, de um dia para outro.

O prazo para entrega do IR vai até o dia 31 de maio. Todos os anos, os contribuintes prestam contas à Receita Federal, que define se o valor pago de imposto durante o ano analisado está correto.

Caso o valor pago pelo trabalhador no ano-calendário tenha sido maior do que o tributo devido, ele terá direito a restituição. Nesse caso, o cidadão deve indicar sua conta bancária ou Pix (chave de CPF) para receber o dinheiro.

Dessa forma, é possível saber se terá direito à restituição logo após concluir a declaração.

Em 2024, a Receita irá distribuir cinco lotes de restituição. Confira abaixo o cronograma completo:

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Veja como funciona a ordem de preferência para ter acesso à restituição:

  • 1°: idosos acima de 80 anos;
  • 2°: idosos acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • 3°: contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 4°: contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • 5°: demais pessoas.

Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade. No entanto, caso a declaração tenha caído na malha fina – uma análise mais detalhada será realizada pela Receita –, o contribuinte vai para o final da fila de preferência e fica impedido de receber o dinheiro até resolver suas pendências com o Fisco.

Publicidade