

A partir desta terça-feira (1º), os contribuintes podem declarar o Imposto de Renda 2025 pelo celular. O aplicativo certo para preencher o documento é o da Receita Federal, já que o antigo app Meu Imposto de Renda foi descontinuado.
A ferramenta está disponível para os sistemas Android e iOS. Basta fazer o download e entrar no sistema com a conta gov.br de nível ouro ou prata, informando o CPF e a senha cadastrada. Logo na primeira tela, o usuário deve acessar a opção Meu Imposto de Renda (MIR) e, depois, selecionar a alternativa “Fazer declaração”.
O MIR também pode ser encontrado na página da Receita e no portal e-CAC ( Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). A plataforma foi reformulada neste ano e conta com novidades.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agora a declaração pré-preenchida é apresentada de forma automática, seguindo um conceito de revisão. Ou seja, todas as informações presentes que foram apresentadas por terceiros deverão ser confirmadas pelo contribuinte.
Outra mudança: a informação dos rendimentos na plataforma será pela natureza, não pelo modo de tributação. Também terá uma pasta de “Pessoas”, em que será possível sinalizar quais são os cidadãos que fazem parte da declaração e qual o papel de cada um. Isso ocorrerá, por exemplo, no caso da indicação de dependentes, alimentandos, inventariantes ou procuradores.
Para os bens cuja atualização do valor dependa de uma justificativa, mais uma alteração: a Receita Federal vai bloquear a modificação no valor. A possibilidade só será liberada caso o contribuinte indique o motivo da atualização.
A declaração do Imposto de Renda 2025 pelo celular não permite o preenchimento de informações relacionadas a ganho de capital, atividade rural e investimentos em renda variável. Pessoas que precisam informar esses dados devem usar o Programa Gerador da Declaração (PGD).
Publicidade