Desde as 10h desta sexta-feira (22), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao quinto e último lote das restituições do Imposto de Renda 2023.
Leia também
Segundo o órgão, mais de 1,2 milhões de contribuintes estão contemplados nesta etapa, e mais de R$ 1,9 bilhão será repassado a eles no próximo dia 29.
Também é possível verificar a existência de pendências junto ao Fisco e descobrir se o contribuinte ficou retido na chamada malha fina da Receita.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para tomar conhecimento de sua situação fiscal, o contribuinte precisa ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas de acesso.
Veja o passo a passo a seguir:
- 1. Ao acessar a página do Portal e-CAC, é possível fazer login com o código de acesso do usuário ou utilizando informações do portal do governo federal, o gov.br.
- 2. Feito o login, será apresentada ao usuário uma lista com diversas opções de serviços, no canto esquerdo da tela do computador. A opção que interessa a quem quer saber sobre pendências e malha fina é “Meu Imposto de Renda”.
- 3. Após carregar, serão apresentados os últimos anos de declarações, à esquerda da página. Certifique-se de que o ano selecionado corresponde ao IRPF 2023.
- 4. À direita da mesma página, outras opções aparecerão ao usuário. Selecione “Pendências de Malha” para consultar seu status na Receita Federal. Se não houver, uma mensagem será apresentada ao selecionar a opção.
O que fazer se estiver na malha fina
Ao identificar dados divergentes, inconsistentes ou suspeitos na declaração do Imposto de Renda, cruzando informações de outros declarantes, a Receita Federal pode reter algumas declarações para uma análise mais minuciosa.
Se o contribuinte identificá-los antes de ser notificado, pode enviar retificação ou documentos pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Toda documentação passará por apreciação de um auditor da Receita.
Calendário de restituição IR 2023
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto (6.118.310 contribuintes; já pago);
- 5º lote: 29 de setembro (1.261.100 contribuintes; a pagar).