Educação Financeira

Inflação dos alimentos: qual investimento pode manter o poder de compra

Alimentos de domicílio registraram alta de 11,42% nos preços nos últimos três meses

Inflação dos alimentos: qual investimento pode manter o poder de compra
Levar uma lista com os produtos desejados ajuda conter gastos desnecessários. (Foto: Envato)
  • Produtos essenciais como feijão, farinha e óleo subiram 30% em média
  • As frutas e legumes, como o mamão e o pepino, praticamente dobraram de preço
  • Com os juros a 13,75% ao ano, boa parte das aplicações de renda fixa conseguem ter rentabilidade real

Os alimentos de domicílio registraram alta de 11,42% nos preços nos últimos três meses. Produtos essenciais como feijão, farinha e óleo subiram 30% em média, enquanto o leite ficou 57,42% mais caro. As frutas e legumes, como o mamão e o pepino, praticamente dobraram de preço. Além de economizar, o consumidor pode utilizar outra estratégia para manter o orçamento em compasso com a inflação: investir.

Nesta reportagem, o E-Investidor ouviu especialistas para dar dicas de como economizar no supermercado diante da inflação atual dos alimentos.

Os investimentos podem ajudar as famílias a manterem o poder de compra. De acordo com Rosi Ferruzzi, planejadora financeira CFP pela Planejar, se for possível postergar algumas aquisições, deixe o dinheiro destinado ao produto rendendo em algum investimento que remunere acima da inflação.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com os juros a 13,75% ao ano, boa parte das aplicações de renda fixa conseguem ter rentabilidade real. É o caso do conservador Tesouro Selic, que está com um rendimento líquido de Imposto de Renda de 10,92% para os próximos 12 meses e retorno real de 5,11% (considerando a projeção da inflação de 5,52% para o período, segundo o Boletim Focus). Desta forma, é possível guardar dinheiro sem que ele desvalorize em função da inflação.

Nesta reportagem, o E-Investidor fez simulações e rentabilidade no Tesouro Direto e mostra como o Tesouro Selic é o melhor título para o atual patamar de juros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos