Publicidade

Educação Financeira

IPTU 2025: Como emitir a guia de pagamento em SP e no Rio?

Contribuintes de cada município do País possuem calendários e formas de quitar o tributo diferentes

IPTU 2025: Como emitir a guia de pagamento em SP e no Rio?
IPTU 2025. Foto: Abobe Stock

Os brasileiros que possuem imóveis precisam ficar atentos ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes de cada município possuem calendários e formas de quitar o tributo diferentes.

Para emitir o guia de pagamento do imposto, por exemplo, o processo não é o mesmo para os contribuintes paulistanos e cariocas, por exemplo. Além disso, cada município define se será entregue uma via física ou apenas o acesso online das faturas. Confira as diferenças dessa emissão:

Como emitir a guia do IPTU em São Paulo

Para todos os imóveis, o vencimento da primeira parcela ou o prazo para o pagamento à vista do IPTU ocorre no mês de fevereiro. A data, no entanto, é definida a partir desses critérios:

  • no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
  • no dia 09 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou;
  • no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.

Assim como nos anos anteriores, em 2025 não haverá envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes. Esses boletos poderão continuar a ser pagos mensalmente, conforme os vencimentos de cada parcela.

Se você deseja usar o Pix para o pagamento, será necessário emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte e acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.

Como emitir a guia de pagamento do tributo no Rio de Janeiro?

O primeiro vencimento do IPTU para todos os imóveis cariocas está marcado para o dia 7 de fevereiro. A emissão do boleto pode ser feita no site carioca.rio ou no aplicativo do Carioca Digital – disponível nas versões iOS e Android.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É possível baixar e imprimir, de uma só vez, todas as parcelas do imposto. O documento também pode ser solicitado nos Postos de Atendimento do IPTU. Para a emissão da guia, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no boleto de anos anteriores.

As guias físicas do IPTU começaram a chegar à casa dos cariocas no dia 13 de janeiro, em formato de carta, com somente uma folha. O documento tem dois códigos de barras, um para pagamento da cota única e outro para quitação da primeira parcela.

Fique atento a golpes no IPTU

Com a possibilidade de pagamentos por Pix e online, vale ressaltar a importância dos contribuintes de ter atenção a possíveis golpes na hora do pagamento.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, por exemplo, alerta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Já a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro informou que não envia comunicações ou boletos de pagamento do IPTU aos contribuintes via Whatsapp ou SMS.