- Quem esqueceu de pagar a primeira parcela do IPVA em São Paulo terá de pagar multa de 0,33% ao dia, até o limite máximo de 20%
- O contribuinte também perde o direito de parcelar o valor: agora é necessário pagar o valor total do tributo à vista, já com a multa mais correções
- A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) oferece a opção de parcelamento do imposto no cartão de crédito
Quem esqueceu de pagar a primeira parcela do IPVA em São Paulo terá de pagar multa de 0,33% ao dia, até o limite máximo de 20%. O valor recolhido fora do prazo também fica ainda sujeito a juros de 1% ao mês.
Leia também
O contribuinte também perde o direito de parcelar o valor: agora é necessário pagar o valor total do tributo à vista em fevereiro para não pagar multa mais correções. O cálculo das taxas adicionais é feito desde o início de fevereiro até a data efetiva do pagamento.
As datas de pagamento da primeira parcela ou cota única do imposto terminaram no dia 24 de janeiro em São Paulo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Se o orçamento estiver apertado para pagar o valor cheio à vista, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) oferece a opção de parcelamento do imposto no cartão de crédito.
Para isso, o órgão indica empresas que pagam o saldo do IPVA do contribuinte e financia o valor com a cobrança de juros mensais. Os despachantes credenciados podem ser consultados no site da Secretaria.
É recomendado simular os valores em cada site. Isso porque cada um pode cobrar taxas diferentes, bem como oferecer financiamentos mais ou menos longos: o Pin Pag, por exemplo, permite parcelar em até 21 vezes, enquanto o Zapay financia o valor em até 12 vezes.
Na hora de escolher, é necessária cautela: quanto maior o prazo do empréstimo, maior será a cobrança de juros.
Publicidade