

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio, conforme informou a Receita Federal. O ano traz algumas mudanças nos limites de rendimentos, que tornam o envio do documento obrigatório, e alterações nos códigos de preenchimento, na plataforma Meu Imposto de Renda e na ordem de prioridade da fila de restituição.
A Receita também confirmou o calendário oficial para o pagamento das restituições, que, assim como nos anos anteriores, será dividido em cinco lotes com liberação no final de cada mês.
É possível saber o valor da sua restituição do Imposto de Renda no momento do envio da declaração. O sistema da Receita Federal calcula automaticamente se você tem direito à restituição e o valor estimado a receber com base nas informações preenchidas.
- Veja aqui a quem tem prioridade na fila de restituição do IR 2025
No entanto, vale ressaltar que o valor mostrado no sistema é uma estimativa, podendo sofrer alterações caso a Receita Federal identifique inconsistências na declaração durante a análise, diz o professor de administração da ESPM, Jorge Ferreira dos Santos.
Por exemplo, se o contribuinte informar despesas médicas sem comprovação adequada, ou se houver divergências entre os valores declarados e os informados por fontes pagadoras, o órgão pode ajustar o valor da restituição ou até mesmo eliminar as deduções. “É crucial garantir que todas as informações estejam corretas e devidamente documentadas para evitar problemas”, informa o professor.
Embora o contribuinte consiga ver o valor da restituição, não é possível saber com certeza em qual lote específico ele receberá o pagamento no momento do envio.
- Veja o link do site da Receita Federal e demais informações aqui
Veja como consultar a restituição do IR 2025
Caso o contribuinte queira consultar a restituição ele deve acessar o site da Receita Federal, ir até a aba “Serviços” e selecionar “Consultar minha restituição”, informando seu CPF e data de nascimento.
Vale lembrar que o crédito da restituição do IR 2025 só pode ser pago em conta corrente, conta pagamento ou de poupança em que o contribuinte seja titular.
De acordo com Daniela Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados & Associados, o valor da restituição do Imposto de Renda depende das informações fornecidas na declaração, incluindo rendimentos, despesas dedutíveis e eventuais retenções na fonte. Portanto, para saber o valor exato da restituição, é necessário completar o preenchimento da declaração.
Saiba qual é o calendário da restituição do IR 2025
Os valores da restituição do IR 2025 são liberados em cinco lotes, como nos anos anteriores, sempre no final do mês, de acordo com o seguinte calendário:
- 1º lote – 30 de maio
- 2º lote – 30 de junho
- 3º lote – 31 de julho
- 4º lote – 29 de agosto
- 5º lote – 30 de setembro
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos