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Educação Financeira

Veja 7 lições de negócios de LeBron James para alcançar o sucesso

Quatro vezes campeão da NBA, o camisa 23 do Los Angeles Lakers soube usar a experiência e a liderança para vencer

Veja 7 lições de negócios de LeBron James para alcançar o sucesso
LeBron James em partida dos playoffs da NBA em 2020. (Foto: Kim Klement/ USA Today Sports)
  • Uma das grandes lições que LeBron e também Michael Jordan - outro gigante que abriu caminho para ele - aprenderam em suas carreiras: para ganhar um título, é preciso jogar em equipe e fazer isso com amor, não só pelo jogo, mas pelos companheiros
  • O que está em jogo, quando se fala em performance, não é a idade, mas a capacidade de entregar resultados

(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Quais são as lições de negócios de LeBron James? O jogador de basquete já ganhou quatro campeonatos da NBA, e além do sucesso nas quadras, é empresário e se tornou bilionário antes dos 40 anos.

Ele não é chamado de King (Rei LeBron) à toa. A dedicação, a resiliência e o espírito de liderança são capazes de gerar admiração em qualquer fã do esporte e de admiradores de uma partida bem disputada.

Com certeza, o atleta de alto rendimento também serve de exemplo para empreendedores, tanto novatos como veteranos.  Por isso, é interessante analisar os principais ensinamentos de negócios de LeBron James.

Quais são as principais lições de negócios de LeBron James?

Confira 7 grandes lições de negócios de LeBron James que vão lhe ajudar a alcançar o sucesso em sua carreira e atividades profissionais.

Lição 1: Mantenha o alto nível

LeBron já disputou 17 temporadas na NBA e todas foram em altíssimo nível. Aos 35 anos, depois de tanto tempo de carreira, conquistou o título de Most Valuable Player (MVP, jogador mais valioso) das finais da NBA.

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Sendo assim, a primeira lição de negócios de LeBron James é manter o alto nível  mesmo que seja um empresário veterano com muitos anos de estrada.

“O grande segredo das estrelas do basquete, que se mantiveram no topo por muito tempo, como LeBron, Tim Duncan e Kobe Bryant, foi adaptar o seu jogo. “, diz Ricardo Moraes Filho, sócio da Platta Investimentos e investidor-anjo.

“Por exemplo, LeBron e Kobe, no início tinham características em quadra muito mais focadas na parte atlética, explosão em direção à cesta e jogadas de velocidade. Ao longo dos anos, tiveram que aprender a manter a produtividade mesmo quando o corpo já não respondia da mesma forma que antes”, afirma.

O ensinamento de negócios de LeBron James é que o segredo do sucesso é ser adaptável. Uma empresa pode até ter crescido exponencialmente nos seus primeiros anos, mas para se manter no topo é preciso:

  • Acompanhar as mudanças do mercado;
  • Conhecer as suas próprias forças e fraquezas;
  • Inovar constantemente.

“O que está em jogo, quando se fala em performance, não é a idade, mas a capacidade de entregar resultados“, afirma Jaércio Barbosa, head da incubadora de negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

“Essa capacidade tem muito a ver com estudar e atualizar-se cada vez mais no universo digital. Em um mundo que é volátil, incerto, complexo, ambíguo e onde as coisas mudam muito rapidamente, os conceitos também se alteram de forma constante. É preciso se reinventar e a reinvenção vêm por meio do conhecimento”, acrescenta.

Lição 2: Seja um líder

Outra lição de negócios de LeBron James é que com toda a sua experiência, sempre transmitiu confiança aos colegas mais jovens e, ao mesmo tempo, soube que há momentos em que é preciso deixar outros jogadores brilharem, como Anthony Davis na temporada de 2020 na NBA.

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Numa empresa, mais do que chefiar, é preciso que um líder saiba dar espaço a outros sócios e colaboradores. Ser líder também é reconhecer novos talentos e ajudá-los a se desenvolver.

Moraes Filho diz que essa foi uma dos grandes ensinamentos de negócios de LeBron e também de Michael Jordan – outro gigante que abriu caminho para ele – aprenderam em suas carreiras: para ganhar um título, é preciso jogar em equipe e fazer isso com amor, não só pelo jogo, mas pelos companheiros.

“No mundo empresarial, da mesma forma, não se faz uma empresa vencedora sem uma equipe em que mais de uma pessoa brilhe. O papel do líder, além de inspirar e oferecer a visão de futuro, é colocar o time para jogar. Se ele não souber fazer isso, não vai conseguir atrair bons profissionais para o grupo.”  afirma o empreendedor.

“Em boa parte das vezes, não é o líder que vai fazer a bola do jogo, porque ele vai estar muito marcado pela defesa adversária. Ele deve saber enxergar o companheiro em uma melhor posição e ficar feliz com o sucesso dele”, complementa.

Lição 3: Ser competitivo é uma qualidade

A competição é outra lição de negócios de LeBron James. Assim como outras estrelas que vieram antes, ele é extremamente competitivo. Não à toa, é um dos maiores de todos os tempos. Para um empreendedor, ser competitivo é interessante, pois faz com que busque ser o melhor – ainda que isso não seja sempre possível.

No entanto, ao mesmo tempo, é importante não se deixar cegar por essa competição, bem como  tomar cuidado para não passar uma imagem de arrogante.

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“A falta de competição, seja no esporte, seja no mundo empresarial, gera uma certa atrofia, os músculos se atrofiam se não são estimulados e esse estímulo vem da competição”, diz Barbosa, acrescentando que os competidores acabam sendo uma referência para o empreendedor a respeito de onde ele quer chegar.

“A ideia é a seguinte: a competitividade nos faz melhores. Pesquisas mostram que indústrias e segmentos nas quais não há muita competitividade há, também, pouca inovação e desenvolvimento, As empresas crescem menos do que poderiam”, afirma.

Lição 4: Não tenha medo de se arriscar

Enquanto Kobe Bryant fez toda a sua carreira profissional em um único time – justamente os Lakers,  –, LeBron está em sua terceira equipe. Antes, passou pelo Cleveland Cavaliers em duas ocasiões distintas e pelo Miami Heat.

Os dois jogadores tiveram muito sucesso em suas carreiras, mas a saga de LeBron mostra que, muitas vezes, mesmo que você já seja um veterano, é preciso arriscar numa nova jornada. Quando ele chegou aos Lakers, em 2018, muitos duvidaram das chances de sucesso da nova empreitada  – e, bem, deu no que deu.

“A lição de negócios de LeBron James que fica aqui é que um empreendedor não deve ter medo de se arriscar e partir para um novo negócio. O que as pessoas precisam compreender nesse sentido”, diz Ricardo Moraes Filho, da Platta Investimentos, “é que, muitas vezes, o jogo é maior do que a camisa.”

“No basquete, a ideia de que os atletas precisam amar uma equipe e ficar nela durante a sua carreia vem sendo superada. Às vezes, é preciso sair da ‘zona de conforto’ para crescer ainda mais”, complementa.

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“Para o empreendedor, pode parecer glamouroso se prender a uma mesma empresa ou projeto. Mas o ensinamento de negócios de LeBron que aprendemos no basquete, mostra que às vezes, é preciso entender quando um projeto não saiu como o planejado e que é melhor é partir para outro“, diz o investidor-anjo.

“Os objetivos precisam ser maiores do que as placas ou camisas. LeBron fez isso na primeira passagem pelo Cleveland Cavaliers, trocando a equipe Miami Heat, onde obteve sucesso e fez uma das principais duplas da história, com Dwyane Wade. Se tivesse ficado no Cleveland, provavelmente não teria alcançado o mesmo nível”, afirma.

Lição 5:  Sempre dê o máximo de si

Quando chegou na NBA, LeBron não era, obviamente, o astro que é hoje. Ele podia ter se contentado em ser um jogador mediano, mas quis ser um dos melhores e entrar para a história, com muito treino, dedicação e testando seus limites.

“Treino e dedicação são extremamente importantes. Essas pessoas [que chegam ao topo] treinam muito e, ao treinar, descobrem também que erram muito. Ao errar, aperfeiçoam-se”,  opina Jaércio Barbosa, da ESPM.

Nesse sentido, o ensinamento de negócios de LeBron James para os empreendedores “é que não se pode ter medo de errar porque faz parte do processo de crescimento“, complementa.

“Tornar-se excepcional é um processo de melhorias incrementais. Você não encontra nenhuma pessoa de alta performance que não faz do treino, do erro e do aprendizado com esse erro algo que permeia sua vida e maneira de ser”, diz Barbosa.

Lição 6: Não deixe as derrotas lhe abalarem

Apesar dos recordes e conquistas, LeBron nem sempre consegue ser vencedor – tanto que disputou as finais da NBA dez vezes e venceu “apenas” quatro –, mas não se deixa abater por isso.  O exemplo dele é importante porque assim como no esporte, no mundo dos negócios as vitórias não são sempre garantidas.

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“Nos dois mundos, é preciso saber lidar com a frustração. LeBron diz que ter perdido tantas finais apenas contribuiu para ele aprender e expandir seus limites ainda mais. Além disso, participar de 10 finais só mostra o quanto ele é importante para que o time onde ele está esteja disputando no topo”,  afirma Moraes Filho.

“Competir melhores depende do empreendedor e do seu time, mas nem sempre depende só deles para obter todas as vitórias. As derrotas e crises acontecem, a lição de negócios de LeBron James é que o líder deve assimilar e mostrar ao time como aproveitar o melhor dessas situações para as próximas tentativas”, acrescenta.

Lição 7: Envolva-se em causas sociais

Com o sucesso que faz dentro das quadras, fora delas LeBron poderia se contentar em levar uma vida digna de celebridade, regada a luxo, festas e mulheres. Mas ele sabe de sua influência e a usa para causas maiores e se tornou uma espécie de porta-voz da igualdade racial nos Estados Unidos.

O sócio da Platta Investimentos lembra que há um tempo atrás a NBA lançou uma campanha cujo mote acabou incorporado na liga, batizada de “Bigger than Basketball”, lembrando da importância dos atletas de usarem sua influência para apoiar causas sociais.

O conceito, diz o especialista, pode ser estendido a qualquer atividade, inclusive a empresarial, pois sempre há algo maior, que ultrapassa o campo profissional.

“Se um esportista ou um empreendedor tem condições de influenciar [as outras pessoas] e recursos financeiros para investir, é responsável por endereçar essas questões”, diz o investidor.

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“LeBron e muitos outros jogadores da NBA estão endereçando pontos sociais com os quais eles se conectam, como o auxílio às comunidades de onde vieram, o socorro a desastres naturais na cidade onde jogam ou jogaram e a igualdade racial”,  complementa Moraes Filho.

“Então, o ensinamento de negócios de LeBron James para o empreendedor é entender a sua responsabilidade no mundo e investir em causas que sejam legítimas. Se não forem, vai parecer simples marketing. Quando o empreendedor consegue endereçar pontos dessa forma, o marketing acaba vindo naturalmente”, afirma.

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