- Uma das grandes lições que LeBron e também Michael Jordan - outro gigante que abriu caminho para ele - aprenderam em suas carreiras: para ganhar um título, é preciso jogar em equipe e fazer isso com amor, não só pelo jogo, mas pelos companheiros
- O que está em jogo, quando se fala em performance, não é a idade, mas a capacidade de entregar resultados
(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Em 11 de outubro de 2020, LeBron James disputou pela décima vez uma final da National Basketball League (NBA), liga norte-americana de basquete – trata-se da mais prestigiosa do esporte no mundo. Aos 35 anos, venceu pela quarta vez.
Leia também
Ele não é chamado de King (Rei LeBron) à toa. A dedicação, a resiliência e o espírito de liderança do atleta são capazes de gerar admiração em qualquer fã do esporte e de admiradores de uma partida bem disputada. Mas, além disso, esportistas de alto rendimento também conseguem transmitir importantes ensinamentos a empreendedores, tanto novatos como veteranos – o próprio LeBron, afinal, não é nenhum calouro na área em que atua. Confira:
Lição 1: Mantenha o alto nível
LeBron já disputou 17 temporadas na NBA e todas foram em altíssimo nível. Aos 35 anos, depois de tanto tempo de carreira, conquistou o título de Most Valuable Player (MVP, jogador mais valioso) das finais da NBA de 2020. No mundo dos negócios, um dos maiores desafios para um empresário veterano é manter o alto nível mesmo com muitos anos de estrada.
“O grande segredo das estrelas do basquete, que se mantiveram no topo por muito tempo, como LeBron, Tim Duncan [do San Antonio Spurs] e Kobe Bryant, foi adaptar o seu jogo. LeBron e Kobe, por exemplo, no início tinham características em quadra muito mais focadas na parte atlética, explosão em direção à cesta e jogadas de velocidade. Ao longo dos anos, tiveram que aprender a manter a produtividade, principalmente de ataque, mesmo quando o corpo já não respondia da mesma forma que antes”, diz Ricardo Moraes Filho, sócio da Platta Investimentos e investidor-anjo, que acrescenta que, mais do que um pontuador, ele foi o líder em assistências na última temporada, ou seja, uma mudança importante no seu jogo.
Trazendo a questão para a área de negócios e finanças, o segredo é a adaptação. Uma empresa pode até ter crescido exponencialmente nos seus primeiros anos, mas se não continuar compreendendo as mudanças do mercado, as suas forças e fraquezas, inovando constantemente, dificilmente vai se manter no topo.
“O que está em jogo, quando se fala em performance, não é a idade, mas a capacidade de entregar resultados. Essa capacidade tem muito a ver com estudar e atualizar-se cada vez mais no universo digital. Em um mundo que é volátil, incerto, complexo, ambíguo e onde as coisas mudam muito rapidamente, os conceitos também se alteram de forma constante. A capacidade de se reinventar e a própria reinvenção vêm por meio do conhecimento”, afirma Jaércio Barbosa, head da incubadora de negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Lição 2: Seja um líder
Não há dúvidas de que LeBron foi o líder que conduziu a equipe do Los Angeles Lakers rumo à vitória na temporada de 2020 na NBA. Com toda a sua experiência, passava confiança aos colegas de equipe mais jovens e, ao mesmo tempo, sabia que havia momentos em que era preciso deixar outros jogadores, como Anthony Davis, brilharem. Numa empresa, mais do que chefiar, é preciso que um líder saiba dar espaço a outros sócios e colaboradores. Ser líder também é reconhecer novos talentos e ajudá-los a se desenvolver.
Moraes Filho diz que essa foi uma das grandes lições que LeBron e também Michael Jordan – outro gigante que abriu caminho para ele – aprenderam em suas carreiras: para ganhar um título, é preciso jogar em equipe e fazer isso com amor, não só pelo jogo, mas pelos companheiros.
“No mundo empresarial, da mesma forma, não se faz uma empresa vencedora sem uma equipe em que mais de uma pessoa brilhe. O papel do líder, além de inspirar e oferecer a visão de futuro, é colocar o time para jogar. Se ele não souber fazer isso, não vai conseguir atrair bons profissionais para o grupo. Em boa parte das vezes, não é o líder que vai fazer a bola do jogo, porque ele vai estar muito marcado pela defesa adversária. Ele deve saber enxergar o companheiro em uma melhor posição e ficar feliz com o sucesso dele”, afirma o empreendedor.
Lição 3: Ser competitivo é uma qualidade
Assim como outras estrelas que vieram antes dele, como Michael Jordan e Kobe Bryant, LeBron é extremamente competitivo. Não à toa, é um dos maiores de todos os tempos. Para um empreendedor, ser competitivo é uma característica interessante, pois faz com que ele busque ser o melhor – ainda que isso não seja sempre possível. Ao mesmo tempo, ele não se deve deixar cegar por essa competição, bem como precisa tomar cuidado para não passar uma imagem de arrogante.
“A ideia é a seguinte: a competitividade nos faz melhores. Pesquisas mostram que indústrias e segmentos nas quais não há muita competitividade há, também, pouca inovação e desenvolvimento, As empresas crescem menos do que poderiam. A falta de competição, seja no esporte, seja no mundo empresarial, gera uma certa atrofia, os músculos se atrofiam se não são estimulados e esse estímulo vem da competição”, diz Barbosa, acrescentando que os competidores acabam sendo uma referência para o empreendedor a respeito de onde ele quer chegar.
Lição 4: Não tenha medo de se arriscar
Enquanto Kobe Bryant fez toda a sua carreira profissional em um único time – justamente os Lakers, que chegaram ao seu 17° campeonato em 2020 –, LeBron está em sua terceira equipe. Antes, passou pelo Cleveland Cavaliers em duas ocasiões distintas e pelo Miami Heat.
Os dois jogadores tiveram muito sucesso em suas carreiras, mas a saga de LeBron mostra que, muitas vezes, mesmo que você já seja um veterano, é preciso arriscar numa nova jornada. Quando ele chegou aos Lakers, em 2018, muitos duvidaram das chances de sucesso da nova empreitada – e, bem, deu no que deu.
A lição que fica aqui é que um empreendedor não deve ter medo de se arriscar e partir para um novo negócio. O que as pessoas precisam compreender nesse sentido, diz Ricardo Moraes Filho, da Platta Investimentos, é que, muitas vezes, o jogo é maior do que a camisa. No basquete, a ideia de que os atletas precisam amar uma equipe e ficar nela durante a sua carreia vem sendo superada. Às vezes, é preciso sair de uma “zona de conforto” para crescer ainda mais.
“Para o empreendedor, pode parecer glamouroso se prender a uma mesma empresa ou projeto, mas, como no basquete, nem sempre é a melhor opção. Às vezes, é preciso entender que um projeto não foi como o planejado e que a decisão melhor é partir para outro empreendimento. Os objetivos precisam ser maiores do que as placas ou camisas. LeBron fez isso na primeira passagem pelo Cleveland Cavaliers, trocando a equipe Miami Heat, onde obteve sucesso e fez uma das principais duplas da história, com Dwyane Wade, além de ter construído uma amizade para a vida com ele. Se tivesse ficado no Cleveland, provavelmente não teria alcançado o mesmo nível”, diz o investidor-anjo.
Lição 5: Sempre dê o máximo de si
Quando chegou na NBA, LeBron não era, obviamente, o astro que é hoje. Ele podia ter se contentado em ser um jogador mediano, mas quis ser um dos melhores e entrar para a história, com muito treino, dedicação e testando seus limites.
“Treino e dedicação são extremamente importantes. Essas pessoas [que chegam ao topo] treinam muito e, ao treinar, descobrem também que erram muito. Ao errar, aperfeiçoam-se. Não se pode ter medo de errar porque faz parte do processo de crescimento. Tornar-se excepcional é um processo de melhorias incrementais. Você não encontra nenhuma pessoa de alta performance que não faz do treino, do erro e do aprendizado com esse erro algo que permeia sua vida e maneira de ser”, opina Jaércio Barbosa, da ESPM.
Lição 6: Não deixe as derrotas lhe abalarem
Apesar dos recordes e conquistas, LeBron nem sempre consegue ser vencedor – tanto que disputou as finais da NBA 10 vezes e venceu “apenas” quatro –, mas não se deixa abater por isso. Assim como no esporte, no mundo dos negócios as vitórias não são sempre garantidas.
“Nos dois mundos, dos negócios e dos esportes, é preciso saber lidar com a frustração. LeBron diz que ter perdido tantas finais apenas contribuiu para ele aprender e expandir seus limites ainda mais. Além disso, participar de 10 finais só mostra o quanto ele é importante para que o time onde ele está esteja disputando no topo. Estar competindo com os melhores depende do empreendedor e do seu time, mas nem sempre depende só deles para obter todas as vitórias. As derrotas vão vir, e o líder deve assimilar e mostrar ao time como aproveitar o melhor dessas situações para a próxima temporada”, afirma Moraes Filho.
Lição 7: Envolva-se em causas sociais
Com o sucesso que faz dentro das quadras, fora delas LeBron poderia se contentar em levar uma vida digna de celebridade, regada a luxo, festas e mulheres. Mas ele sabe de sua influência – já foi considerado, inclusive, o “rosto da NBA” –, a usa para causas maiores e se tornou uma espécie de porta-voz da igualdade racial nos Estados Unidos.
O sócio da Platta Investimentos lembra que há um tempo atrás a NBA lançou uma campanha cujo mote acabou incorporado na liga, batizada de “Bigger than Basketball”, lembrando da importância dos atletas de usarem sua influência para apoiar causas sociais. O conceito, diz o especialista, pode ser estendido a qualquer atividade, inclusive a empresarial, pois sempre há algo maior, que ultrapassa o campo profissional.
“Se um esportista ou um empreendedor tem condições de influenciar [as outras pessoas] e recursos financeiros para investir, tem a responsabilidade de endereçar essas questões. LeBron e muitos outros jogadores da NBA estão endereçando pontos sociais com os quais eles se conectam, como o auxílio às comunidades de onde vieram, o socorro a desastres naturais na cidade onde jogam ou jogaram e a igualdade racial. O empreendedor deve entender essa responsabilidade e investir em causas, mas que sejam legítimas para ele. Se não forem, vai parecer simples marketing. Quando o empreendedor consegue endereçar pontos dessa forma, o marketing acaba vindo naturalmente”, diz o investidor.
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos