• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Três mitos sobre a reforma tributária que atrapalham o pequeno investidor

Especialista destaca os mitos sobre a Reforma que têm preocupado os principiantes na bolsa

Por E-Investidor

19/07/2021 | 14:50 Atualização: 19/07/2021 | 14:59

Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)
Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)

(Jessica Brasil Skroch eRebeca Soares, especial para o E-investidor) – Com a taxa básica de juros em mínimas históricas e a amplificação de conteúdos sobre investimentos na internet, houve um fluxo intenso de investidores voltando-se à renda variável desde o início da pandemia. Entretanto, a atração para esses ativos tem sido afetada com a proposta da segunda fase da reforma tributária, enviada ao Congresso pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Leia mais:
  • Por que Paulo Guedes não vai mais tributar os fundos imobiliários?
  • A visão de 7 analistas sobre a permanência da isenção fiscal nos FIIs
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A mudança, que não foi bem recebida pelo mercado, prevê a alíquota de 20% sobre lucros e dividendos, remuneração distribuída aos acionistas na bolsa de valores, até então isenta. O representante do poder Executivo trabalha na reformulação do texto com parlamentares e empresários.

Na semana passada, Guedes e o presidente da Câmara, Arthur Lira, retiraram a proposta de taxar os rendimentos dos Fundos Imobiliários (FII). Até então, a taxação dos dividendos está mantida.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além dos investidores experientes na Bolsa acompanharem os rumos da proposta, os novos entrantes também estão atentos às possíveis mudanças.

De acordo com a base de dados da B3, o maior perfil de pessoas físicas investindo está na faixa etária de 26 a 35 anos, um total que ultrapassa 1,2 milhão de investidores. Só no primeiro trimestre, foram 331,9 mil novatos.

Apesar de temer o comprometimento dos rendimentos com a reforma, o mercado de ações continuará sendo uma das melhores alternativas para investir, segundo Fabio Baroni, idealizador do projeto Ações Garantem o Futuro (AGF), programa de formação de investidores com foco na aposentadoria.

Abaixo, o especialista destaca os três principais mitos sobre os desdobramentos da reforma.

1 – Medo da “novidade” em torno da tributação de dividendos

No Brasil, os dividendos eram tributados em 15% até 1996, o que foi alterado por meio de um decreto pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o especialista, a estratégia de investimento defendida hoje começou com Luiz Barsi em 1970, época em que ainda havia a tributação. Desde então, a compra sistemática e recorrente de empresas em setores vitais da economia continua sendo uma boa opção.

Publicidade

“O fato do dividendo ser tributado não impediu que um engraxate se tornasse um bilionário e com certeza não impedirá novos investidores de chegarem a um bom patamar em sua vida financeira caso a proposta seja aprovada”, diz Baroni.

2 – As boas empresas não serão mais lucrativas e não compensará mais investir nelas

Os investidores temem receber menos dividendos em função da possível volta da tributação, mas o especialista alega que isso é um mito. Para Baroni, as empresas mais sólidas em setores essenciais da economia, como as do setor elétrico, já passaram por diversas crises em sua história e conseguiram sobreviver graças a sua disciplina financeira e sua expertise no negócio como um todo.

“Momentos como esse são como uma prova para as companhias mais seguras e geralmente elas conseguem absorver esses possíveis impactos buscando mais eficiência e criatividade em seus negócios”, destaca.

3 – A estratégia de investir em dividendos não será mais vantajosa

Na visão do especialista, esse é um dos maiores mitos circulando pelo mercado financeiro. Baroni destaca que o investimento e reinvestimento recorrente em boas empresas que pagam bons dividendos tem o poder de criação do que ele chama de efeito ‘’bola de neve”.

Segundo ele, com esse processo contínuo, é inevitável a produção da aposentadoria de forma consistente e muito mais generosa do que em qualquer outro tipo de investimento ou estratégia no mercado de ações.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
18/12/2025 2h31 (delay 15min)
Câmbio
18/12/2025 2h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje perde quase 4 mil pontos entre abertura e fechamento com ata do Copom e payroll

  • 2

    Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias

  • 3

    Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025

  • 4

    Hábitos financeiros de gerações Z e Alpha: mais gastos com vestuário e uso recorde das “caixinhas” do Nubank

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em queda com Nova York e pesquisa eleitoral no radar

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (17): PRÊMIO DE R$ 5 MILHÕES EM JOGO; veja novo horário
Imagem principal sobre o INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Logo E-Investidor
INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: o que é IBS?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: o que é IBS?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como registrar seu bolão
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como registrar seu bolão
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você não possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você não possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Últimas: Educação Financeira
Calendário de feriados 2026: veja quando dá para emendar, os dias em que a B3 fecha e como ficam bancos e boletos
Educação Financeira
Calendário de feriados 2026: veja quando dá para emendar, os dias em que a B3 fecha e como ficam bancos e boletos

Próximo ano vem recheado de feriados em dias úteis; Bolsa não fecha em todo feriado local e regras de pagamento exigem atenção do consumidor

17/12/2025 | 19h01 | Por Igor Markevich
IPVA 2026 em SP: veja como consultar o valor venal, calcular o imposto e pagar
Educação Financeira
IPVA 2026 em SP: veja como consultar o valor venal, calcular o imposto e pagar

A Sefaz-SP publicou os valores venais que servem de base para o IPVA; saiba como consultar pela placa do veículo

15/12/2025 | 20h38 | Por Beatriz Rocha
Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje
Educação Financeira
Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

Para Charles Mendlowicz, o Economista Sincero nas redes sociais, a fórmula mais eficiente para sobreviver e prosperar está registrada em texto produzido entre 300 d.C. e 500 d.C.

14/12/2025 | 05h30 | Por Igor Markevich
Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens
Educação Financeira
Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens

Levantamento considera produtos de 16 instituições, entre bancos, cooperativas de crédito e fintechs

13/12/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador