Educação Financeira

Home Broker: o que é, como funciona e como escolher o melhor

Conheça mais sobre o sistema que intermedeia a compra e venda de ativos na B3

Home Broker: o que é, como funciona e como escolher o melhor
(Fonte: Shutterstock)
  • O Home Broker é o sistema por meio do qual investidores compram e vendem ativos financeiros na B3
  • Cada corretora oferece um serviço de Home Broker diferente e cabe ao investidor ponderar qual é o mais eficiente
  • Preço, rapidez, segurança, estabilidade e informação são requisitos importantes de um bom Home Broker

(Por Carlos Pegurski/especial para o E-Investidor) – Se você nunca pisou na B3, a Bolsa de Valores brasileira, pode pensar que se trata de um ambiente barulhento, cheio de corretores gritando ao telefone e agitando papéis nas mãos. Conhecido como “viva-voz”, esse sistema que volta e meia aparece nos filmes funcionou até 2005.

É verdade que aquele alvoroço tinha um certo charme, mas o sistema desenvolvido para substituir o viva-voz é muito mais seguro e ágil. A maior Bolsa da América Latina opera agora por um sistema conhecido como Home Broker, que também regula as transações em mercados de outras partes do mundo.

Quer entender o que é Home Broker? Então, continue lendo o artigo!

O que é Home Broker e como ele funciona?

Plataforma permite intermediar compras e vendas na B3. (Fonte: Andrey Popov/Shutterstock/reprodução)

O Home Broker é um sistema que auxilia a conexão entre pessoas que querem vender e comprar ativos na Bolsa de Valores. E, em vez de fazer isso de modo analógico e centralizado, como no sistema viva-voz, as operações são feitas via internet.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas como funciona esse fluxo? Bem, se você deseja comprar ações de uma empresa, você deve ter uma conta em uma corretora. É ela que faz o “meio de campo” entre você e o vendedor por meio desse sistema seguro e eficiente. E cada corretora tem sua própria plataforma de Home Broker.

Por isso, pode-se dizer que o Home Broker é o sistema de uma corretora que permite fazer a triangulação entre o comprador, o vendedor e a B3.

Para que serve o Home Broker?

O sistema operacionaliza todas as transações na Bolsa, sejam ações, contratos ou fundos. (Fonte: Pixels Hunters/Shutterstock/reprodução)

Negociar ativos

A principal função de um Home Broker é conectar pessoas que vendem e compram ativos financeiros. Eles podem ser ações de uma empresa, participação em fundos de investimento ou contratos e minicontratos de dólar, por exemplo.

Acompanhar cotações

Para comprar e vender um ativo, a principal informação a ser considerada é o preço dela. E o Home Broker permite saber isso em tempo real: ele demonstra a cotação de ações e aponta o movimento de valorização ou desvalorização.

Gerir sua carteira

Após enviar uma ordem de compra ou de venda, esse sistema permite que o investidor acompanhe a execução pela corretora. Além disso, o Home Broker permite consultar todos os ativos disponíveis nessa corretora em um só local, além do saldo da conta.

Como escolher o melhor Home Broker?

O Home Broker deve ser ágil, seguro e estável. (Fonte: Antonio Diaz/Shutterstock/reprodução)

Cada corretora trabalha com um sistema diferente. Para determinar o melhor Home Broker, o ideal é avaliar os seguintes requisitos:

1. Preço

Ao escolher uma corretora, é importante saber se ela cobra pelos seus serviços. Em alguns casos a corretagem e a taxa de custódia não são cobradas, para atrair e reter investidores. Em outros casos, o valor é cobrado do investidor.

De todo modo, as operações hoje são mais baratas do que eram até 2005, já que não existem mais operadores trabalhando manualmente nas mesas de operação — aquelas ilhas cheias de pessoas gritando em um ritmo insano e toda uma equipe envolvida.

2. Rapidez

O Home Broker trouxe praticidade. A ordem de compra e venda é dada automaticamente e obedece a um ritmo superior ao processamento humano. Assim, milhares de negócios são feitos ao mesmo tempo.

Alguns sistemas são especialmente ágeis. Se você opera no Day Trade (compra e vende ações no mesmo dia), a agilidade é fundamental. E pode ser que um Home Broker pago seja mais vantajoso que um gratuito, se o gratuito for um pouco mais lento.

3. Segurança

A B3 movimenta mais de R$30 bilhões por dia. É como se todo brasileiro comprasse ou vendesse R$150 nesse período. Portanto, os Home Brokers que operam com esses valores precisam ser ultrasseguros.

Ao escolher uma corretora, convém avaliar a reputação dela também nesse aspecto. Há muito dinheiro em jogo e o roubo de dados é uma preocupação crescente em todas as transações digitais.

4. Estabilidade

Outro ponto a observar se refere à estabilidade da conexão. Já pensou ter uma oportunidade ótima e perdê-la porque a sua internet ou a da sua corretora caiu? Ou porque houve uma queda de luz?
Também nesse caso, vale a pena verificar a avaliação de outros investidores. Uma boa corretora precisa ter um sistema confiável.

5. Informação

Por fim, é importante destacar que algumas corretoras não apenas permitem a compra e venda, mas orientam nesse processo. Você encontrará plataformas com lives que comentam o mercado de ações e as principais tendências. Para quem é marinheiro de primeira viagem, isso pode ser bastante útil.

Publicidade

Além disso, a maior parte dos sistemas permite que você cadastre alertas. Por exemplo, se você tem ações do BBSA3 que estão com preço-alvo 60% acima e deseja vendê-las quando elas atingirem esse patamar, é possível programar o Home Broker para informá-lo automaticamente.

Como você pode perceber, o investimento começa já na escolha de qual corretora intermediará suas compras e vendas. Por isso, informação é o primeiro passo para tomar decisões rentáveis.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos