Educação Financeira

O que é TED bancário?

A forma de transferência não possui limite máximo, mas envolve a cobrança de taxas

O que é TED bancário?
Foto: Pixabay
  • No sistema bancário, TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, criada pelo Banco Central em 2002
  • Ao optar pela TED, não é exigido um valor mínimo para a transação e, se transferida até as 17h, a quantia entra na conta no mesmo dia da operação

No sistema bancário, TED é a sigla para Transferência Eletrônica Disponível, criada pelo Banco Central em 2002. Como o próprio nome sugere, o meio representa uma forma de transferir dinheiro entres contas de bancos diferentes, podendo ser acessado a partir de qualquer instituição financeira, em agências, internet banking, caixas eletrônicos ou aplicativos.

Ao optar pela TED, não é exigido um valor mínimo para a transação e, se transferida até as 17h, a quantia entra na conta no mesmo dia da operação. Caso o cliente envie o dinheiro após esse horário, ele será recebido pela outra conta apenas no próximo dia útil.

Antes o meio de pagamento possuía um valor mínimo, mas a regra foi alterada em janeiro de 2016. Na época, os brasileiros só podiam fazer transferências via TED acima de R$ 250.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na hora de escolher a opção, os seguintes dados devem ser informados: nome ou código do banco, número da agência, número e tipo da conta (se é corrente ou poupança), CPF ou CNPJ do destinatário, além do nome completo ou razão social de quem irá receber o dinheiro.

Vale ressaltar que a transferência via TED envolve a cobrança de taxas, que podem ser definidas por cada instituição e são informadas nas tabelas de serviços dos bancos, que podem ser conferidas nesta página do Banco Central. Normalmente, os valores cobrados em caixas eletrônicos e internet são menores do que os oferecidos em transferências pessoais, que ocorrem na boca do caixa.

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

Quando se fala em transferências de dinheiro, o termo Documento de Ordem de Crédito (DOC) também aparece com frequência. Na hora de optar por TED ou DOC, o cliente precisa conhecer as diferenças entre as duas formas de pagamento e consultar quais são as taxas cobradas pelos bancos em relação a cada serviço.

Diferentemente da TED, o DOC tem um limite máximo de valor para transferência, que corresponde a R$ 4.999,99. Ele não exige uma quantia mínima, mas ocorre em uma velocidade mais lenta. O valor cai na conta no dia útil seguinte à operação ou em até 2 dias úteis em caso de finais de semana, feriados ou se a transferência for realizada após às 22h.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos