Educação Financeira

Tesouro Direto: conheça mais sobre umas das aplicações de menor risco do mercado

Saiba mais sobre os tipos de títulos públicos para decidir como, em que papel e quando investir o seu dinheiro

Tesouro Direto: conheça mais sobre umas das aplicações de menor risco do mercado
Tesouro Direto. (Foto: Adobe Stock)

Criado em 2002, o Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 (B3SA3) para a venda de títulos públicos federais a pessoas físicas de forma online. O objetivo do projeto é democratizar o acesso a esses títulos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.

Os títulos do Tesouro Direto têm variados tipos de rentabilidade, incluindo prefixada, atrelada à inflação e à taxa Selic. Além disso, há uma gama de prazos de vencimento e diferentes formas de remuneração. Com tantas opções, é simples encontrar o título perfeito para atingir seus objetivos financeiros.

Além de acessível e diversificado, os títulos proporcionam boa rentabilidade e liquidez diária, sendo a aplicação de menor risco do mercado. De forma simples, ao comprar um título do Tesouro Direto, o investidor está “emprestando” dinheiro ao governo, que devolve o valor investido com juros.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para adquirir títulos públicos no Tesouro Direto, você só precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma conta em uma instituição financeira habilitada ao programa. Com o programa, você escolhe os títulos de acordo com seus objetivos e necessidades, podendo resgatá-los a preços de mercado a qualquer momento, tornando-se um investimento facilmente personalizável para a sua carteira.

Títulos públicos do Tesouro Direto

O objetivo do Tesouro Direto é disponibilizar títulos públicos para pessoas físicas com condições tão vantajosas quanto aquelas oferecidas às Instituições Financeiras nos leilões tradicionais do Tesouro Nacional. Entre os títulos disponíveis estão:

Títulos Prefixados

Você saberá exatamente a rentabilidade que irá receber na data de vencimento. Para cada unidade de título, o valor a ser recebido no vencimento é de R$ 1.000,00.

Por terem rentabilidade já definida, seu rendimento é nominal, ou seja, é necessário descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação.

Existem dois títulos disponíveis nesta modalidade:

Tesouro Prefixado (LTN)

A rentabilidade é definida (taxa fixa) no momento da compra, com pagamento no vencimento. Você receberá o valor investido acrescido da rentabilidade na data de vencimento ou do seu resgate.

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

Tem uma rentabilidade prefixada, com juros definidos no momento da compra. Os juros são pagos semestralmente e o valor principal é pago no vencimento, proporcionando rendimento ao longo do período da aplicação.

Títulos Pós-Fixados

O valor recebido na data de vencimento depende da taxa básica de juros (Selic) ou da inflação (IPCA). A rentabilidade é composta por uma taxa predefinida no momento da compra mais a variação de um dos dois indexadores.

Há três títulos disponíveis nesta modalidade:

Tesouro Selic (LFT)

Publicidade

A rentabilidade deste título é diariamente ajustada à taxa básica de juros da economia (taxa Selic), com pagamento realizado integralmente no vencimento.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)

A rentabilidade deste título está atrelada à variação do IPCA mais os juros determinados no momento da compra. Os juros são pagos semestralmente e o valor principal é pago no vencimento.

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

A rentabilidade deste título é determinada pela variação do IPCA mais os juros definidos na compra, sem pagamento de juros semestrais. O pagamento é feito integralmente no vencimento, proporcionando rentabilidade real ao final da aplicação.

Publicidade

Com sua acessibilidade, variedade de opções e segurança respaldada pelo governo federal, o Tesouro Direto se destaca como uma excelente escolha para quem busca investir de forma inteligente e planejada. Seja para objetivos de curto, médio ou longo prazo.