Carteira de Trabalho (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é o conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil. Um funcionário contratado nesse regime de trabalho possui direitos e deveres definidos por lei, abrangendo temas como salário mínimo, jornada de trabalho, férias, 13º salário, entre outros.
Se consolidando como uma das formas mais conhecidas de contratos trabalhistas, os empregados em regime CLT possuem direitos previstos por lei, além de poder usufruir de alguns benefícios:
Vale Refeição/Alimentação (VR/VA) – benefício não obrigatório.
Já os trabalhadores contratados como pessoa jurídica (PJ), por sua vez, também contam com os direitos trabalhistas. Entretanto, acordos de férias, horas extras e horário de trabalho são definidas por comum acordo com o empregador.
Nesses casos, torna-se necessária a classificação legal do contratado como microempreendedor individual (MEI), pois a prestação de serviço será terceirizado. Assim, alguns deveres que seriam da empresa começam a ser do empregado como, por exemplo, a contribuição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).