Educação Financeira

Os 3 mitos mais comuns do mercado financeiro

Muitos brasileiros não aplicam ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos

Os 3 mitos mais comuns do mercado financeiro
Muitos brasileiros não aplicam no mercado financeiro ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos. Foto: Pixabay
  • Mitos sobre o mercado financeiro impedem os brasileiros de investir melhor
  • E-Investidor, junto com o WFlow, desmistificou três suposições sobre o tema

Como o processo de educação financeira do brasileiro ainda engatinha, alguns mitos sobre investimentos ainda impedem as pessoas de começar a investir no mercado financeiro e conseguir uma rentabilidade superior ao da conhecida poupança.

Em momento de crise, como o que vivemos, a falta de um bom planejamento deixou ainda mais claro a importância de uma reserva de emergência.

Mesmo quem já investe pode ter algumas ideias equivocadas sobre o mercado financeiro e pode perder boas oportunidades. O E-Investidor, junto com o WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial – desmistificou três grandes mitos sobre investimentos.

3 mitos sobre o mercado financeiro

1 – Investimento é para ricos

É comum ouvir por aí que investimentos só podem ser feitos por pessoas que já possuem uma grande quantia de dinheiroEssa visão, porém, está equivocada. 

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Existem diversos produtos acessíveis no mercado, e a partir de R$ 1 já é possível comprar ações na Bolsa de Valores.

Um levantamento exclusivo feito pela Economatica, a pedido do E-Investidor, mostra que existem pelo menos 25 empresas cujas ações são negociadas por menos de R$3.

“O importante é entender que não é necessário ter muito dinheiro ou esperar sobrar um valor no orçamento para começar a investir”, diz Ricardo Czapski. “Qualquer pessoa pode se planejar para atingir esse objetivo.”

2 – Poucas pessoas podem investir na Bolsa

Apesar do número de CPFs cadastrados na B3 ter atingido o maior volume da história, com mais de 2.850 milhões cadastrados, muitos investidores ainda acreditam que qualquer pessoa pode aplicar no mercado acionário. O investimento é completamente acessível e a pessoa pode fazê-lo sozinho ou com a ajuda de uma corretora de investimentos. 

Contudo, vale ressaltar que os riscos de aplicar em ações são elevados e há produtos para todos os perfis de investidores.

“A Bolsa é acessível para o público em geral, mas o perfil de investidor moderado ou agressivo é o que mais atua nesse modelo de investimento, pois conhece os riscos que essa operação envolve”, afirma Czapski.

3 – É possível ganhar dinheiro rápido e fácil

Não faltam pessoas divulgando “fórmulas mágicas” para ganhar dinheiro de maneira fácil e rápida. A realidade, no entanto, é bem diferente e a ansiedade de acumular patrimônio rapidamente pode prejudicar no momento de investir. 

Publicidade

“Muitas pessoas aplicam o dinheiro em pirâmides financeiras acreditando que terão um retorno financeiro rápido, mas, na verdade, acabam caindo em um golpe e perdendo dinheiro. Precisamos ficar atentos e desconfiar daquilo que parece ser bom demais”, explica o sócio da WFlow.

Esse é o caso dos investimentos que oferecem rentabilidade garantida acima de 0,30% ao mês. Na renda variável, é improvável assegurar uma rentabilidade fixa ao mês.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos