Educação Financeira

Confira o passo a passo para começar a investir em LCA

As letras de crédito podem brilhar aos olhos dos iniciantes no mercado financeiro

Confira o passo a passo para começar a investir em LCA
Tesouro Selic (Foto: Adobe Stock)

Entre os investimentos de renda fixa, as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAssão títulos conhecidos por seu baixo risco e garantem alguns benefícios ao comprador. Afinal, elas possuem rentabilidade maior que a poupança e isenção do Imposto de Renda, além da a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

As Letras de Crédito do Agronegócio podem brilhar aos olhos dos iniciantes no mercado financeiro. Contudo, antes de investir, é essencial que o interessado busque entender se as vantagens e desvantagens fazem sentido para o seu planejamento e objetivos financeiros.

Ao abrir uma conta em alguma instituição financeira que ofereça esse produto, o investidor já tomou o primeiro passo para investir em uma LCA. Vale lembrar que esse investimento funciona como um empréstimo do seu dinheiro à instituição para que ela possa financiar o setor de agronegócio com esse montante. No final do período estabelecido, o valor será retornado com o acréscimo dos juros.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em seguida, será necessário escolher o título de crédito do agronegócio ideal para investir. Para isso, o investidor precisa conhecer a diferença entre os ativos prefixados, pós-fixados e híbridos. Confira:

  • LCA prefixada: o ativo rende uma taxa fixa de juros e o interessado sabe o valor exato que vai receber no momento em que contrata o título;
  • LCA  pós-fixada: tem parte do rendimento atrelado a indicadores econômicos que podem ser o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), Índice de Preços do Consumidor (IPCA) ou a Selic, a taxa básica de juros;
  • LCA híbrida: combina as modalidades anteriores, com uma taxa fixa e um indicador econômico para assegurar a rentabilidade.

Entenda melhor como definir qual desses métodos é o melhor investimento nesta matéria. Após essa etapa, será necessário aplicar o valor desejado e concluir a compra do título. Vale ressaltar que cada instituição estabelece um valor mínimo de aplicação.

O investidor deve, ainda, estar atento ao período mínimo de carência, ou seja, período mínimo em que não se pode realizar movimentações no ativo. No caso das LCAs, a carência mínima é de 9 meses, mas ainda é possível negociá-la no mercado secundário durante esse tempo. Quando finalizar esses passos, seu dinheiro estará rendendo em uma letra de crédito até a data de vencimento. Após essa data, o montante será transferido novamente para a sua conta.