Os brasileiros se surpreenderam nesta segunda-feira (14) com as falhas em Pix de diferentes instituições financeiras. O problema ocorreu por falhas técnicas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), do próprio Banco Central (BC), que afetaram o funcionamento do Pix de forma geral. De acordo com o BC, a situação já foi resolvida.
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Em casos como esse, o consumidor pode se questionar sobre o que aconteceu com seu dinheiro. A boa notícia é que instabilidades do tipo são passageiras e não afetam o saldo que o cliente tem em sua instituição financeira. Depois que os problemas são solucionados, a pessoa consegue realizar normalmente as transferências por Pix.
Se o meio de pagamento passar por uma oscilação, vale recorrer a outras modalidades de transações para quitar suas contas. Uma das opções é a Transferência Eletrônica Disponível (TED), mas boletos ou cartões de crédito e débito também são alternativas válidas.
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Problemas no Pix podem ocorrer de forma isolada em uma instituição financeira ou atingir o sistema como um todo. Quando o meio de pagamento está fora do ar, o usuário pode tentar fazer a transação utilizando o aplicativo de outro banco. Se a transferência for concluída com sucesso, isso indica que o problema está relacionado a uma instituição em específico.
No entanto, se o erro no Pix persistir mesmo após a tentativa em outro aplicativo, é provável que o problema esteja relacionado ao sistema do Banco Central, como a situação que ocorreu nesta segunda-feira. Nesse caso, a única solução é aguardar até que as conexões sejam normalizadas.