Consumidores brasileiros enfrentaram dificuldades para realizar transferências por Pix na manhã desta segunda-feira (14). O Banco Central alertou que o problema foi causado por falhas técnicas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). Às 12h32, porém, o órgão já divulgou uma nota destacando que a instabilidade tinha sido resolvida.
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Em momentos como esse, o consumidor pode se questionar sobre quais são os meios alternativos de pagamento ao Pix. Apesar da opção instantânea ter se popularizado no País por sua praticidade, ela não é a única forma disponível no sistema financeiro para quitar contas.
Uma das modalidades existentes é a Transferência Eletrônica Disponível (TED), que funciona de forma semelhante ao Pix, embora não seja instantânea. Por meio dela, também é possível transferir dinheiro entres contas de bancos diferentes. O processo não exige um valor mínimo para a transação. Se transferida até as 17h, a quantia entra na conta no mesmo dia da operação. Caso o cliente envie o dinheiro após esse horário, ele será recebido pela outra conta apenas no próximo dia útil.
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Em algumas situações, o cliente também pode quitar contas com boletos. O pagamento por meio do documento pode ser realizado pela conta bancária, via Internet Banking, aplicativo por celular, terminal de autoatendimento e caixa eletrônico diretamente em agência bancária ou correspondentes bancários, assim como em casas lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Outra alternativa é realizar o pagamento no cartão de débito, caso a pessoa que irá receber o valor tenha uma maquininha. O mesmo vale para o cartão de crédito.
Dessa forma, em casos de instabilidade no Pix, não é preciso se desesperar. O cliente pode procurar um outro meio de pagamento, além de checar diretamente com o seu banco quais são as atitudes necessárias para se tomar.